Semana terá etapas de vacinação nesta terça e sexta em Estrela

A semana terá duas sessões, ambas voltadas ao público adulto. Mais de 280 crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose no Dia C da Vacinação Infantil

449
Dia C da Vacinação infantil aplicou a dose a mais de 280 crianças de 5 a 11 anos / Crédito da foto: Saúde / Governo de Estrela / Divulgação

Será aberta, nesta terça-feira (22/2), a programação semanal da campanha de vacinação contra a covid-19 em Estrela. Ao contrário das últimas, está será dedicada apenas ao público adulto – maiores de 12 anos, e um pouco menor, com apenas duas etapas. Na última semana foram quatro, sendo duas delas focadas nas crianças – 5 a 11 anos –, inclusive a de sábado (19/2), dentro da promoção estadual do “Dia C” da vacinação infantil, que ajudou a melhorar os índices em Estrela.

Em Estrela, agora, 36 % das crianças já receberam a
primeira dose / Crédito da foto: Saúde / Governo de
Estrela / Divulgação

A etapa de sábado (19/2), ocorreu como de costume nas últimas semanas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, das 8h às 17h. Justamente pelo horário estendido, e sem fechar ao meio-dia, não registrou momentos de maiores filas, apesar de maior procura na parte da manhã. Ainda assim foram 283 doses aplicadas, o que elevou o índice desta faixa etária subir para 36% do público-alvo. Ao todo já são 971 crianças com a primeira dose, de um total estimado de 2.7 mil. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado do Dia C, que teve grande procura. Devemos em breve, quem sabe em duas semanas, realizar mais uma etapa assim no sábado”, destaca Ana Carolina Lopes, enfermeira chefe da equipe de vacinação. A ação teve apoio mais uma vez de voluntários do Lions.

tapa na UBS Central contou mais uma vez com apoio
de voluntários do Lions / Crédito da foto: Saúde /
Governo de Estrela / Divulgação

Estrela possui até o momento 28.052 cidadãos acima dos 5 anos com a primeira dose (D1), o que equivale a 92,2% de um total estimado de 30.4 mil cidadãos a serem imunizados. Percentuais que caíram no geral pois passaram a contar com a vacinação infantil, que ainda está em sua primeira fase. O número de vacinados por completo (duas doses) é de 26.763 (87,9%), e não contabiliza as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. A dose de reforço (D3) já foi aplicada a 11.034 estrelenses (36,3%) e a quarta (D4) a sete cidadãos.

Próximas etapas

Nesta terça-feira (22/2), das 13h30 às 16h, na UBS Central, estarão disponíveis as quatro doses do público adulto. A primeira dose (D1) a todos os maiores de 12 anos – menores de 18 devem comparecer com responsável. A segunda dose (D2) será aplicada a todos que estão em atraso com os imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer. Também no caso da Pfizer, a D2 estará à disposição de quem fez a primeira até 31 de dezembro. Já a dose de reforço (D3) – AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer – englobará os vacinados até 22 de outubro. A quarta dose (D4) será destinada a todos os imunossuprimidos, e com período de quatro meses de aplicação da D3. Já na sexta-feira (25/2), na UBS, das 8h às 11h, será aplicada a segunda dose da Pfizer para os vacinados com a D1 até 31 de dezembro. É exigida a carteira de vacinação entregue por ocasião da D1 e documento de identificação com CPF.

- publicidade -