Gracie de Estrela retornará às atividades com mais de 300 idosos

Os 22 grupos da Terceira Idade voltarão a se reunir, a partir da próxima semana, em projeto gratuito oferecido pela Secel e que busca a integração e momentos de lazer, além do apoio emocional

590
Este ano, as aulas de informática do Gracie ganharam um projeto à parte e separado das demais atividades / Crédito: Rodrigo Angeli / Governo de Estrela

Está agendado para quarta-feira (2/2) o retorno das atividades ligadas ao Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie). Ao todo serão 22 grupos que por meio do Governo de Estrela, através da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realizam atividades diversas em núcleos, localizados nos próprios bairros ou comunidades do interior, além do grupo Centro. Ao todo, mais de 300 idosos devem participar do projeto este ano, que não tem custo de participação e ainda aceita inscrições.

Nos encontros, que ocorrem uma vez por mês com cada grupo, são realizadas atividades diversas. Dos momentos de reflexão e orações aos de diversão, com atividades culturais e físicas, dinâmicas de danças, cantos e brincadeiras, além de homenagens a aniversariantes e outras ações pontuais conforme datas do calendário. As aulas de informática este ano ficarão com o projeto próprio para este fim, que iniciou neste mês de fevereiro, também com apoio da Secel, e igualmente ainda aceita inscrições.

O chefe do Executivo estrelense, Elmar Schneider, por ocasião do retorno dos grupos após a pandemia, em evento realizado na época para marcar o momento, comentou aos participantes. “O Gracie é importante para destacar a vitalidade, a autoestima e a alegria desta gama de pessoas”, pontuou o prefeito. “As atividades culturais e esportivas fazem parte da vida das comunidades. Hoje em dia, já não se tem mais aquela visão do idoso inativo. Nossa terceira idade é muito ativa e está cada vez mais envolvida em projetos e nos grupos sociais”, destacou.

A coordenação do programa na temporada 2022 estará a cargo de Lorena Hauschild. Ela se diz feliz com o reinício. “A retomada das atividades ainda no fim de 2021 só foi possível graças à redução dos números de contágio com a Covid-19, aliado ao avanço da vacinação. Mas foram então apenas dois meses de reuniões e atividades até o recesso em razão do período de férias. Agora pretendemos como em anos anteriores realizar um cronograma mais extenso e completo, o que ajuda a criar uma identidade, um vínculo entre os participantes, o que torna os encontros sempre muito aguardados”, diz. “E como o próprio nome do grupo diz, além de convivência, trata-se de um momento de muito apoio, e pessoas dessa idade precisam muito disso em função de diversas razões, seja pela idade, saúde ou mesmo até certo isolamento e falta de opções de lazer.”

A expectativa é que entre 300 e 350 pessoas participem, neste primeiro momento, das atividades nos 22 núcleos. “Podemos chegar a até 400 participantes. Mas vamos ter uma ideia mesmo somente após as duas primeiras reuniões com cada grupo. Precisamos ver aqueles que continuarão, a chegada de novos que vem incentivados por outros, sendo que ainda a pandemia assusta um pouco e pode ser um entrave para alguns neste primeiro momento”, explica ela. Para participar, basta procurar a coordenação em um dos dias de encontro ou a própria sala do Gracie, que funciona junto ao prédio da Secel (Rua Marechal Floriano – 433 Centro).

Calendário do mês
O primeiro encontro, na quarta-feira (2/2), ocorrerá com o núcleo do Imigrantes, que se reunirá no salão da Cohab, das 14h às 16h – horário padrão a todos. O calendário do mês prevê ainda encontros dos seguintes núcleos: Bosa União (3/3); Geraldo Alta (4/2); Costão (7/2); Oriental (8/2); Linha Lenz; (9/2); São José (10/2); Linha Wink (11/2); São Luís e Santa Rita (14/2); Novo Paraíso (15/2); Geraldo Baixa (16/2); Centro (17); Auxiliadora (18/2); São Jacó (21/2); Glória (22/2); Delfina (23/2); Indústrias (24/2); Cristo Rei (25/2); Linha Wolf (28/2); Pinguela (29/2); Moinhos (30/2). Mais informações pelo telefone 3981-1122.

- publicidade -