Grupo de terceira idade de Estrela retoma atividades

Risos, músicas, atividades e novidades no retorno do Gracie

540
Cantos e homenagens aos aniversariantes são tradicionais e muito aguardados / Crédito: Rodrigo Angeli / Governo de Estrela

O fim das festividades gerais de Carnaval não foram sinônimo, em Estrela, de tristeza e despedidas para um especial grupo da população local: a Terceira Idade. Pelo contrário, marcaram reencontros, o início de novas amizades, momentos e a proposta para muita diversão e saúde. A atual semana registra o início do calendário de atividades ligadas ao Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie). Ao todo serão 22 grupos que por meio do Governo de Estrela, através da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), começaram a se reunir em núcleos, localizados nos próprios bairros ou comunidades do interior, além do núcleo Centro. Ao todo, mais de 300 idosos devem participar do projeto este ano, que não tem custo de participação e ainda aceita inscrições.

Nos encontros, que ocorrem uma vez por mês com cada grupo, das 14h às 16h – horário padrão a todos –, são realizadas ações diversas. Dos momentos de reflexão e orações aos de diversão, com atividades culturais e físicas, dinâmicas de danças, cantos e brincadeiras, além de homenagens a aniversariantes e outras ações pontuais conforme datas do calendário. Na chegada ao local dos encontros se registra abraços e sorrisos por parte de conhecidos de outras temporadas. Um pouco mais de timidez do lado de quem está iniciando. Mas logo após as apresentações gerais e explicações da coordenadora Lorena Hauschild, e das primeiras atividades propostas pelos instrutores do projeto, o clima já está mais homogêneo entre todos os participantes. Um cartão de boas-vindas com bombons também deixa a tarde mais saborosa. O “Parabéns a você” aos aniversariantes é outro que vem acompanhado de cartão e lembranças. Os momentos de música e canto, a cargo do instrumentista e regente Reinaldo Kerpen, são sempre muito aguardados. As aulas de informática este ano estão ocorrendo a partir de projeto próprio para este fim, iniciado em fevereiro, também com apoio da Secel, e que igualmente ainda aceita inscrições.

Marli Plestch (63), participante do Gracie no Bairro Boa União, era uma das participantes que estava ansiosa pela retomada dos encontros. “Me sinto muito bem aqui. Gosto! Estava com saudades dos amigos que fiz, das brincadeiras, músicas. Já estou na espera dos passeios e bailes que sempre participamos”, afirma ela, que foi uma das homenageadas com o especial “Parabéns a você”, cantado em coro por todos em razão do seu aniversário no próximo dia 26. Já para Elaine Ely (62) tudo até então ainda era uma novidade. Convidada pela amiga e embaixatriz do Gracie, Clarice Diedrich, participava pela primeira vez do Gracie, também no Boa União. “Trabalhei a minha vida inteira. Sempre me dediquei ao trabalho e minha casa. Agora, aposentada, estava triste e querendo fazer algo diferente. Pelo que estou participando, das pessoas que já vi, vou gostar muito e querer voltar mês que vem”, resumiu.

Informações

A expectativa é que entre 300 e 350 pessoas participem, neste primeiro momento, das atividades nos 22 núcleos. Pode-se chegar a até 400 participantes. Uma ideia mais detalhada só se terá após as duas primeiras reuniões com cada grupo, pois é necessário realizar um levantamento daqueles que continuarão como dos que irão aparecer incentivados por outros. Para participar, basta procurar a coordenação em um dos dias de encontro ou a própria sala do Gracie, que funciona junto ao prédio da Secel (Rua Marechal Floriano – 433 Centro). Mais informações pelo telefone 3981-1122.

Calendário do mês

O primeiro encontro, na quarta-feira (2/3), ocorreu com o núcleo do Imigrantes, que se reuniu no salão da Cohab, das 14h às 16h – horário padrão a todos. A agenda prosseguiu nesta quinta-feira (03) no Bairro Boa União. A semana será fechada nesta sexta (04), com o núcleo da Geraldo Alta (04). Estão ainda no calendário os seguintes encontros: Costão (07); Oriental (08); Linha Lenz; (09); São José (10); Linha Wink (11); São Luís e Santa Rita (14); Novo Paraíso (15); Geraldo Baixa (16); Centro (17); Auxiliadora (18); São Jacó (21); Glória (22); Delfina (23); Indústrias (24); Cristo Rei (25); Linha Wolf (28); Pinguela (29); Moinhos (30).

- publicidade -