Estrela encerra semana de imunização contra covid-19 com etapa infantil neste sábado

A próxima será de vacinação adulta diária pelas manhãs, de segunda a sexta na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, e infantil às tardes e sábado (12/3)

388
Vacinação infantil será realizada em duas tardes para a segunda dose e aos sábados para a primeira / Crédito: Anderson Eidelwein / Governo de Estrela

A semana mais curta em razão do feriado de Carnaval não significou descuido por parte da Administração Municipal e menos oportunidades para a população estrelense buscar a imunização contra a Covid-19. Duas etapas de vacinação foram realizadas permitindo aos dois públicos alvos – adulto e infantil – buscarem uma das doses disponíveis; e uma terceira ocorrerá neste sábado (5/3) pela manhã, voltada às crianças de 5 a 11 anos. Já os próximos dias serão marcados com novidades na campanha de imunização no município. Serão realizadas etapas diárias para aplicação das diversas doses adultas, centralizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no Bairro Oriental.

Infantil
A quarta-feira (2/3) marcou a primeira sessão destinada à segunda dose infantil (D2i). Puderam buscar o complemento da imunização todas as crianças vacinadas com a D1 em (1/2). Na quinta-feira (3/3) pela manhã foi a vez de quem fez a primeira dose infantil até 03/02 buscar o complemento com a D2i. A procura em ambos os dias foi inferior ao dos vacinados com a D1i. Quem perdeu a oportunidade nestas poderão fazer a D2i na terça (8/3) e quinta-feira (10/3), na UBS, das 13h30 às 16h.

Neste sábado (5/3), das 8h às 12h, será realizada etapa na UBS Central para a aplicação da primeira dose infantil (D1i). Todas as crianças entre 5 e 11 anos poderão comparecer. Estas devem estar acompanhadas de responsáveis e aguardarem, por orientação, até 20 minutos após a aplicação da vacina para possíveis reações.

Novidades
Na próxima semana estão programadas etapas diárias adultas – acima de 12 anos – de segunda à sexta-feira, além de etapa especial pediátrica – 5 a 11 anos no sábado (12/3). Ao longo da semana, diariamente das 7h30 às 13h30, poderão buscar as quatro doses, seguindo as seguintes regras fixas: Dose 1 (D1) – todos acima de 12 anos; D2 Pfizer – quem realizou a D1 há mais de oito semanas; D2 AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac – todos que estão em atraso; Dose de Reforço (D3) – quem realizou a D2 há quatro meses e tem mais de 18 anos. Já o público considerado imunocomprometido (acima de 12 anos) pode buscar a D3 (oito semanas após a D2) e a D4 (quatro semanas após a D3).

É exigida a carteira de vacinação entregue por ocasião da D1 e documento de identificação com CPF. Todas as ações seguem com apoio do Lions de Estrela e com a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis destinados a famílias carentes.

Números
Estrela possui até o momento 28.077 cidadãos acima dos 5 anos com a primeira dose (D1), o que equivale a 92,3% de um total estimado de 30.4 mil cidadãos a serem imunizados. Percentuais que caíram no geral em relação ao ano passado, pois os dados passaram a contar com a vacinação infantil. O número de vacinados por completo (duas doses – acima de 12 anos) é de 26.833 (88,2%), e não contabiliza as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. Ao todo já são 978 crianças (36,2%) com a primeira dose, de um total estimado de 2.7 mil. A dose de reforço (D3) – apenas para os maiores de 18 anos – já foi aplicada a 11.179 estrelenses e a quarta (D4) a 12 cidadãos.

- publicidade -