“Dia D – Descarte” de Estrela repete bons números

Comunidade voltou a colaborar com o descarte correto de pilhas, óleo de cozinha, lâmpadas, eletrônicos e vidros, esta a novidade da terceira edição da iniciativa do Governo de Estrela

467
Ação contou com a parceria de diversas entidades, empresas e voluntários / Crédito: Rodrigo Angeli / Governo de Estrela

Em mais uma ação do Governo de Estrela voltada ao futuro do meio ambiente, foi realizado sábado (12/3) em Estrela o “Dia D – Descarte”. E a terceira edição da iniciativa em menos de um ano voltou a contar com a colaboração da comunidade, que de forma participativa compareceu à Praça Menna Barreto para fazer o descarte e dar o correto destino a materiais e resíduos que não devem ser depositados no lixo comum. A ação promovida pela Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho e o departamento do Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) voltou a obter excelentes resultados. Uma pequena feira para adoção de cachorros, promovida pela Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa) ocorreu simultaneamente, chamando a atenção das pessoas, principalmente as crianças.

Ao longo de toda a manhã houve o registro de pessoas comparecendo ao local para realizar a entrega de materiais. A pé ou mesmo sem descer do carro, através do sistema drive thru. De um único veículo foram descarregados três televisores antigos, estragados, cujo dono guardava em casa porque não sabia o que fazer com o material. “Estava lá, ocupando espaço”, disse o proprietário, que não quis se identificar. Muitos trouxeram um pouco de cada um dos materiais que poderiam ser descartados. Ao todo foram coletados 100 litros de óleo de cozinha (o resultado de qualquer tipo de fritura e não necessariamente filtrado); 173 unidades de lâmpadas (limitado a cinco por pessoas); 450 kg de eletrônicos (variados como celulares, carregadores e controles como também eletrodomésticos maiores, entre eles televisores, computadores e rádios). Novidade da edição, o descarte de vidros (com exceção dos originários de para-brisas de carros) resultou em 130 kg.

Conforme Tanara Schmidt, diretora do Meio Ambiente, o sucesso das edições anteriores (maio e outubro de 2021) e da ação de agora mostrou mais uma vez que é preciso dar atenção especial ao tema. “É muito grande a quantidade de materiais que, por meio dessa iniciativa, terão agora seu correto descarte”, diz. “A presença de pessoas que colaboraram nas outras edições e agora voltaram a comparecer trazendo mais materiais mostram que este problema é sim recorrente, pois em poucos meses ou mesmo semanas muitos destes materiais que não devem ser descartados no lixo comum voltam a ser acumulados nas residências por parte de quem, conscientemente, já faz este processo em suas casas, mas não sabe ou não tem onde descartá-los”, explica. “Mas o retorno delas prova que boa parcela da população está ciente disto, e a presença de novas pessoas participando é um forte indício de que a comunidade está mais sim consciente.”

A ação teve apoio de voluntários, integrantes do Lions e Rotary de Estrela, da Corsan, do projeto Lixo Zero do Vale do Taquari, do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) e Defesa Civil de Estrela, como também da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis). As empresas Faros, Adonai e Recilux foram mais uma vez parceiras e as responsáveis, respectivamente, pelo recolhimento do óleo de cozinha usado; dos eletrônicos; e das lâmpadas e pilhas.

Adotados
Paralelamente à ação do “Dia D – Descarte” já é comum ocorrer a Feira de Adoção de animais, promovida pela Aepa, também uma atração à parte das pessoas, principalmente as crianças. Nove pequenos cachorros chegaram cedo pela manhã em busca de um novo lar. Cinco deles tiveram sucesso. Um deles será a nova companhia de Benício Jacoby, de apenas um ano, que contou com a ajuda do pai Michel e da tia Juliana para escolher seu mais novo amigo e animal de estimação.

Números do “Dia D – Descarte” – março 2022
• 100 litros de óleo de cozinha recebidos;
• 173 unidades de lâmpadas;
• 130 kg de vidros
• 450 kg de eletrônicos
Todos estes resíduos foram destinados corretamente

- publicidade -