Campanha “Abril do Amor” vai arrecadar roupas e alimentos em Estrela

494
Reunião entre poder público e entidades definiu ações da campanha / Crédito da foto: Pablo Reis / Divulgação

Estrela realizará durante o próximo mês a campanha “Abril do Amor”. A mobilização é feita pelo governo municipal em parceria com entidades e clubes de serviço.

O objetivo é arrecadar alimentos e agasalhos, que serão destinados às famílias em necessidade no município. A meta é reunir um grande volume de roupas, cobertores, colchões, roupas de cama e alimentos para aquecer o inverno das pessoas em vulnerabilidade social.

As doações podem ser feitas no Varal Solidário, junto à Defesa Civil de Estrela, ou na Secretaria Municipal da Saúde. Aos sábados, haverá ponto de coleta no Calçadão e, no dia 30, último dia da campanha, será o “Dia A”, com um “arrastão” de arrecadação no município.

A partir do sábado (2/3), uma equipe arrecadará alimentos, roupas e agasalhos no Calçadão de Estrela (Rua Fernando Abott) no período da manhã. “Vamos colocar uma atração musical para deixar mais alegre esta ação e colaborar para elevar o espírito de doação das pessoas”, garante o secretário municipal da Setcel, Joel Mallmann.

Acompanhando a coleta, nos dias, 2, 9, 16 e 23, haverá sempre uma apresentação musical de artistas do Núcleo Cultural de Estrela.

Já no sábado, 30 de abril, haverá um grande “arrastão” para coleta de doações. No turno da manhã, ocorre a ação no Calçadão de Estrela. À tarde, o “Caminhão do Amor” percorrerá as ruas dos bairros, recolhendo doações.

“Neste período a comunidade pode se organizar e separar o que não precisa mais. Para facilitar, a equipe passa com o caminhão recolhendo”, explica a diretora de Desenvolvimento Social de Estrela, Tatiana Pereira de Oliveira.

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, convocou uma força-tarefa a serviço da solidariedade. “A gente precisa lembrar dos nossos irmãos que têm menos e darmos as mãos para fazermos uma grande campanha. Mostrar porque nossa Estrela é diferenciada. Aqui as entidades abraçam a causa e o poder público só precisa apoiar”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo recebeu, em seu gabinete, representantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela, Lions Clube, Rotary Clube.

A convocação reuniu ainda as secretarias de Administração e Segurança Pública; Infraestrutura Urbana; Saúde; Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação (Sedis) e Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel). Na oportunidade, foram definidas as ações da campanha.

Uma das metas estabelecidas é antecipar a arrecadação, aproveitar o clima ameno do mês de abril e fomentar o espírito de fraternidade dos estrelenses em meio ao tempo da Páscoa.

Doações para cama e mesa

Além de roupas, a Campanha do Agasalho Abril do Amor necessita de alimentos e itens de cama, como colchões, travesseiros, lençóis, cobertores e mantas.

De acordo com a coordenadora do Varal Solidário, Malsi Machado, roupas masculinas e infantis também são artigos com estoque reduzido no ponto de doação, que funciona junto à Defesa Civil de Estrela. “Calçados fechados são muito procurados nesta época mais fria. Quem tiver para doar, é sempre bem-vindo”, destaca Malsi.

As peças para roupa de cama também figuram entre as mais pedidas das pessoas que necessitam de doações. “Muitos não têm sequer travesseiro para as crianças. São artigos que dificilmente entram no nosso estoque de itens doados”, confirma a coordenadora do Varal Solidário.

No que se refere aos alimentos, o alto custo da cesta básica e os impactos econômicos da pandemia da Covid-19, ainda refletem sobre os orçamentos das famílias. Isso faz com que as dificuldades sejam grandes nos lares mais humildes. “Por isso a gente solicita a doação de alimentos não-perecíveis, para que possamos repassar aos mais necessitados”, complementa a diretora de Desenvolvimento Social de Estrela, Tatiana Pereira de Oliveira.

A Campanha do Agasalho 2022 – Abril do Amor é uma iniciativa do Governo do Estrela, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Rotary Clube Estrela, Lions Clube Estrela, com o apoio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis).

- publicidade -