Estrela recebe seu primeiro Ecoponto

Iniciativa do Rotary Club de Estrela, em parceria com o governo municipal, foi instalado junto ao Parque Princesa do Vale e é modelo piloto para as futuras estruturas com o mesmo objetivo: separar e dar destinação adequada aos resíduos sólidos

582
Estrutura, que servirá de modelo para outras unidades, tem espaços exclusivos para o depósito de materiais que não devem ser descartados no lixo comum / Créditos: Rodrigo Angeli / Governo de Estrela / Divulgação

Em um ato simbólico, realizado na tarde desta terça-feira (19/4), foi inaugurado o primeiro Ecoponto de Estrela. A estrutura, especialmente projetada para a separação, depósito de resíduos sólidos em diferentes materiais, fica junto à entrada lateral do Parque Princesa do Vale e foi uma iniciativa do Rotary Club de Estrela, que custeou todo o espaço, em parceria com a Administração Municipal. A unidade será um modelo piloto para outros ecopontos que o departamento de Meio Ambiente do Governo de Estrela pretende instalar em alguns bairros do município.

Participaram da inauguração diversos membros e diretores do clube de serviços, entre eles a governadora do Rotary Clube, Distrito 4700, Evanisa Fatima Reginato Quevedo Melo, e seu esposo José Humberto Quevedo Melo. Os mesmos realizaram, antes da cerimônia, uma visita ao Executivo Municipal, onde foram recepcionados pelo vice-prefeito, João Carlos Schäfer, e pelo secretário de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva. Acompanharam ainda a visita e a inauguração o presidente do Rotaract, Gustavo Reckziegel; o presidente do Rotary Estrela, Martinho Dullius, e o ex-governador do distrital do clube de serviços, Gilmar Leonhardt e a esposa Varnice; o titular da pasta municipal da Infraestrutura Urbana, Osmar Müller; e a diretora do departamento do Meio Ambiente, Tanara Schmidt.

Governadora do Rotary Clube, Distrito 4700, Evanisa Fatima Reginato Quevedo Melo, e demais membros do clube realizaram visita ao vice-prefeito João Carlos Schäfer / Créditos: Pablo Reis / Governo de Estrela / Divulgação

Quatro cores/grupos

O Ecoponto é uma lixeira própria para o depósito de resíduos exclusivamente sólidos, mas que não devem ser descartados em lixeiras comuns. Há espaços reservados e separados por quatro cores/grupos, conforme os materiais: eletrônicos, baterias e pilhas; plásticos; vidros; metais e alumínios. Alunos da Escola Estadual Vidal de Negreiros foram convidados a testemunhar o ato e foram os primeiros a utilizarem a estrutura.

Ecoponto do Parque Princesa do Vale foi inaugurado em ato que contou com a presença de alunos da Escola Vidal de Negreiros /
Crédito: Governo de Estrela / Divulgação

A governadora do Rotary Clube, Evanisa Fatima Reginato Quevedo Melo, se dirigiu aos alunos aos falar do Ecoponto. “Utilizem, façam bom proveito dessa estrutura, sirvam de exemplo e disseminem essa ideia que deve ser cada vez mais abrangente pois se faz também cada vez mais necessária, e neste caminho a educação Ambiental é de extrema importância. Parabéns ao Rotary de Estrela, ao governo e a toda comunidade”, disse ela, ao lembrar da importância de dar a destinação correta aos resíduos. “É um trabalho que não pode cessar apenas aqui no depósito dos objetos e materiais, mas que deve seguir depois ao se dar a destinação correta aos mesmos”, completou.

A diretora do Meio Ambiente, Tanara Schmidt, salientou. “Tudo o que aqui for descartado terá sua destinação adequada. O lixo que aqui for depositado de forma segregada será encaminhado à nossa Usina de Tratamento de Lixo (UTL) municipal, onde além de ganhar um destino adequado, será reciclado e depois comercializado, gerando renda e empregos”, explicou. “Devemos aqui agradecer ao Rotary, que nos presentou com esse primeiro Ecoponto, e afirmamos que ele será referência para outros que serão instalados em demais pontos do nosso município, dentro de um trabalho maior de conscientização e educação ambiental que é muito difundido em nossas escolas e valorizado em nossa sociedade, na busca de uma cidade cada vez mais referência estadual quando falamos em sustentabilidade e respeito ao meio ambiente como um todo.”

O vice-prefeito João Carlos Schäfer, enalteceu a parceria. “Em ‘Nossa Estrela’ os clubes de serviço têm um papel fundamental na atuação junto a projetos sociais e causas voluntárias. Ficamos felizes com a visita e este avanço em nossa causa ambiental com este projeto.”

- publicidade -