Famílias atingidas pela enchente deixam Parque do Imigrante e retornam às residências em Lajeado

372
33 famílias já deixaram o abrigo

Durante a cheia do Rio Taquari nesta semana, cerca de 42 famílias foram acolhidas pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Defesa Civil, no Parque do Imigrante. Desde terça-feira (3/5), o local recebeu 170 desabrigados e forneceu abrigo, alimentação e assistência.

Outras cerca de 70 pessoas receberam auxílio da Defesa Civil e se abrigaram na casa de parentes ou amigos. No total, foram atendidas cerca de 240 pessoas. 

Com o recuo da cheia, as famílias começaram a retornar para as residências na manhã desta quinta-feira (5/5). Até o início da tarde de hoje, 33 famílias já haviam deixado o Parque do Imigrante e retornado para suas residências. Sete famílias devem permanecer no local por pelo menos mais um dia. 

O coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz, afirma que foi possível auxiliar todas as famílias que necessitaram de apoio durante a cheia do Rio Taquari. “Estávamos preparados para atender os desalojados e desabrigados nesta ocasião. Agimos de maneira preventiva e retiramos as famílias antes da chegada da cheia para que ninguém fosse surpreendido pela enchente”, resume.

O Rio Taquari chegou a 20,57 metros na quarta-feira (4/5), na medição das 12h, sendo 7,5 metros acima do nível normal no município de Lajeado, que é de 13 metros. A cota de inundação para retirada das famílias de residências é de 19 metros.

Na medição das 13h30 desta quinta-feira, o rio atingiu o nível de 17,48m, baixando cerca de 20cm por hora. Em caso de inundações e cheias, contate a Defesa Civil no telefone (51) 3982-1150.

- publicidade -