Conselhos Tutelares da região participam de reunião na Prefeitura de Lajeado

476
Reunião com conselheiros tutelares / Crédito: Divulgação

O 4º Encontro Troca de Experiências entre Conselhos Tutelares ocorreu no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado, na manhã desta quinta-feira (12/5). Conselheiros da comarca de Lajeado e cidades convidadas participaram do evento, que contou com a presença do promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach, e da delegada Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Márcia Bernini.

A comarca de Lajeado abrange as cidades de Lajeado, Marques de Souza, Forquetinha, Sério, Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul, Canudos dos Vale e Progresso. Estiveram presentes também conselheiros tutelares de Teutônia, Arroio do Meio e Estrela.

Durante o mês de maio, o Conselho Tutelar trabalha, nas escolas do município, a conscientização sobre abuso sexual de crianças e adolescentes. Por isso, o tema também foi abordado na reunião.

A coordenadora do Conselho Tutelar de Lajeado, Rejane Teresinha Junqueira, comenta sobre o desejo de repassar conhecimentos e construir uma forma de trabalhar em conjunto entre os Conselhos. “Esse encontro é importante para que os conselheiros compreendam como atuamos em Lajeado na abordagem de famílias e, ao mesmo tempo, compartilhem as suas experiências”, explica a coordenadora.

Para ela, o momento é de integração e troca de experiências para que os Conselhos trabalhem com um padrão no atendimento.

A delegada Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Márcia Bernini, responsável também pelos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes, palestrou para o grupo. Em sua fala, ela reforçou orientações de abordagem e relatou experiências já atendidas no município de Lajeado.

Bernini acredita que o encontro é de extrema importância para repassar informações sobre os métodos de trabalho da delegacia aliada ao Conselho Tutelar e para conhecer as formas de abordagem das demais cidades. “É uma troca muito enriquecedora para o dia a dia do nosso trabalho”, analisa.

O promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach, orientou os conselheiros sobre os métodos de abordagem, mapeamento de famílias para identificação de abusadores e também ressaltou a importância dos agentes na comunidade.

- publicidade -