1º Baile do Festival do Chucrute será neste sábado em Estrela

1211
As danças típicas completam a noite tradicional do Chucrute / Crédito: Arquivo / Divulgação

Após o desfile temático realizado no último final de semana, neste sábado (14/5) acontece o o primeiro Baile do Chucrute da programação da MaiFest 2022. O evento é um dos mais tradicionais e aguardados pela comunidade. A programação será realizada no Centro Comunitário Cristo Rei de Estrela.

A estimativa de público é de mais de 2.000 pessoas. Os participantes do evento recebem um cartão com o número onde cada um deve se sentar, para facilitar a transição e organização.

A janta está prevista para iniciar às 19h30 e a abertura do festival, às 20h.

A presidente da Comunidade e integrante da Comenda do Chucrute, Aneli Kich Sehn, comenta que o chucrute já está pronto, na temperatura certa, seguindo medidas de PH exigida pelos vigilantes. A preparação do repolho que compõem o prato iniciou 40 dias antes. “Nos deixou felizes porque é sempre uma preocupação”, afirma.

Na sexta-feira (13/5), o chucrute foi levado para o local do evento para ser lavado novamente, retirado o excesso de sal, e para ser feito o preparo do prato que será servido.

Decorações

A decoração do salão é outro atrativo. Ela é tradicional em todos os anos, típica das regiões de onde vieram os imigrantes. Feita por voluntários, os trabalhos se iniciam quase duas semanas antes do evento, são feitas guirlandas com cipreste colhido. Este ano também foram dispostos alguns arcos novos e panos, mas a essência dos ornamentos é a mesma de sempre.

A cidade também anuncia que os festejos se iniciam. Já na Avenida de acesso é possível ver as cores do festival, o famoso calçadão também foi pintado para avivar o espírito da comunidade.

As equipes de ornamentação, cozinha e colheita do cipreste, tiveram inúmeros envolvidos, todos voluntários e associativos. A encarregada da ornamentação, Anelise Haussmann, comenta sobre a quantidade de ajudantes neste ano. “Foi realmente uma surpresa nessa retomada, como as pessoas estão engajadas”, aponta.

Músicas e danças

As danças são típicas folclóricas, porém ao entrar, cada grupo mostra uma peculiaridade. O instrutor de danças, Andréas Hamester, explana que este ano foram inseridas variedades no programa. Ele conta também que terá uma nova categoria chamada “master”, composta por ex-dançarinos do grupo principal, com seus respectivos cônjuges.

São 12 categorias, a maioria dos grupos apresentará duas danças, a categoria sênior, formada por casais jovens e “coroas” – que são os casais com um pouco mais de idade -, dançarão três. O grupo oficial especial, composto por três categorias, dançará quatro danças. Nos intervalos, os dançarinos fazem troca de trajes.

Emocionado, o coordenador fala sobre o compromisso assumido pelos jovens dançarinos e o sentimento de afeto que têm para com o lugar. O número de participantes vem aumentando. “Quando eu era dançarino nós tínhamos quatro categorias, o grupo oficial eram nove pares e tinha menos de 100 dançarinos, e hoje tem 12 categorias e 450 dançarinos”, informa.

- publicidade -