Ação recolhe 498 embalagens de agrotóxicos em Imigrante

447
Crédito: Divulgação

Nesta segunda-feira (16/5), durante a coleta anual de embalagens de agrotóxicos, foram recolhidos no município de Imigrante 498 embalagens ao todo. Sendo 279 embalagens de 1 litro; 130 embalagens de 5 litros e 89 embalagens de 20 litros, totalizando 2.709 litros de produtos aplicados.

A entrega dos recipientes foi realizada por 30 produtores rurais, e os destaques foram para os produtores Elmar Kohl da Linha Imhoff e Enio Lorensini, da Harmonia Alta.

A ação é realizada pela Associação Rural de Lajedo (ARLA), coordenada pela Fundação Pró-Rio Taquari, e apoiada pela Prefeitura Municipal de Imigrante, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, STR e Emater-RS/Ascar.

A coleta ocorre com ajuda de um caminhão, devidamente licenciado, e dois funcionários da empresa com os equipamentos de proteção necessários. Para serem recolhidas as embalagens precisaram ter passado pela tríplice lavagem. A legislação estabelece a responsabilidade do produtor sobre a tríplice lavagem das embalagens; e a indústria e a revenda por sua devolução e destinação.

A tríplice lavagem deve realizar logo após o uso do restante do produto. A embalagem deve ser armazenada em local abrigado e seguro até a coleta. O procedimento faz com que o produtor tenha o máximo de aproveitamento do agrotóxico, e limpa a embalagem viabilizando a reciclagem.

Após o recolhimento, o caminhão segue para a ARDEC, que é a Central de Recebimento de Embalagens. A partir da central, as indústrias assumem a responsabilidade de destinação, que quando descontaminadas corretamente, são trituradas e recicladas, transformando-se em caixinha de luz ou canos de esgoto, por exemplo.

Além da consciência ambiental e de cumprir a lei, ao fazer o descarte correto das embalagens de agrotóxico o produtor se livra de um incômodo na propriedade, pois a embalagem não pode ser utilizada para outros fins e elimina o risco de contaminação a animais e pessoas.

- publicidade -