Desafio de aliar tradição e inovação na transformação foram pautas da Reunião Almoço em Lajeado

385
Diálogo com perguntas após a palestra / Crédito: Luciana Brune

Cristine Camila Grings Nogueira, primeira presidente da Piccadilly Company, foi a palestrante da reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e do Fórum da Mulher Empresária (FME) da Acil nesta quinta-feira (19/5).

A história de 66 anos iniciou com a produção de 12 pares de calçados por dia. Hoje são 30 mil pares diários e a empresa está presente em mais de 100 países. Membro da terceira geração da família, a empresária defendeu as mudanças como pilar importante para transformação dos negócios: “O que nos permitiu completar 66 anos não é o que nos fará chegar aos 100”.

Com a certeza de que mares calmos não formam bons marinheiros, apresentou as transformações vividas pela empresa, entre elas o reposicionamento. O conforto sempre sustentou o propósito e segue prioridade, porém diante da intenção de se diferenciar, já que muitos adotaram o conforto como foco pela sua relevância na pandemia, um novo pilar foi adotado na estratégia Piccadilly: o encorajamento feminino.

Diferente de empoderar, encorajar vem para potencializar e apoiar, jamais tomar o poder, mas garantir igualdade de oportunidades. E este pilar não está apenas no propósito e no discurso da presidente, é cultivado dentro da indústria. Cíntia Schmidt, coordenadora da gestão de pessoas, explica que é experimentado no dia a dia. “Propor um momento de reflexão na planta industrial sobre temas ligados ao universo feminino é uma forma de encorajar mulheres na sua jornada de trabalho”, exemplifica.

Na cultura organizacional, as pessoas são entendidas como o cerne. “Não adianta investirmos em máquinas e equipamentos se as pessoas não estão engajadas com o propósito da empresa. A motivação deve ser conjunta e o sonho coletivo”, afirmou a presidente.

Ao final da exposição, a palestrante, acompanhada da presidente da Acil, Graciela Ethel Black, e da representante do FME, Angélica Silveira, interagiram no palco, momento em que a convidada respondeu às perguntas dos participantes. Entre os temas, o desafio do equilíbrio entre a preservação dos valores, essência e inovação.

- publicidade -