2ª dose de reforço será permitida para a nova faixa etária a partir de terça-feira em Estrela

Vacinação segue sendo aplicada aos demais grupos, sempre no Posto Central

427
Quarta dose, a segunda de reforço, poderá ser feita agora por quem tem mais de 60 anos / Crédito: SMS / Governo de Estrela / Divulgação

Em virtude do início da vacinação Influenza muitas pessoas deixaram como “plano B” a aplicação das doses de reforço para covid-19. Entretanto, com o aumento de casos de covid-19 na Ásia e na Europa, o cronograma de vacinação covid-19 recebeu um novo capítulo.

Na próxima terça-feira (31/5), será iniciado o mutirão de imunização de pessoas acima de 60 anos para a 4ª dose da vacina; para a segunda de reforço (R2), até então permitida para os acima de 70 anos; e de forma especial (D4) para os imunossuprimidos (maiores de 18 anos).

Segundo a coordenadora do setor de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Carolina Pádua Lopes, apesar de a covid ter saído das manchetes em partes, principalmente por conta do reaparecimento de outras doenças, sua imunização segue sendo muito importante.

Ana comenta que apesar de a quarta dose já estar sendo possibilitada para este grupo de pessoas, ainda há somente procura para fazer a primeira dose. “É importante para todos e vai trazer menores problemas caso o contexto volte a ficar mais urgente”, afirma.

Outras doses
As demais doses do covid são oferecidas normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, todas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Posto Central (Rua General Osório, 427, Bairro Oriental), assim como as demais vacinas de rotina contra outras doenças.

Já a dose pediátrica da Pfizer contra a covid, voltada às crianças de 5 a 11 anos, é ofertada exclusivamente nas sextas-feiras, no mesmo horário.

As etapas diárias para a aplicação das diversas doses adultas da Covid – pessoas acima dos 12 anos – seguirão no período da manhã e início da tarde. Podem ser feitas quatro doses, seguindo as seguintes regras fixas: primeira dose (D1) – todos acima de 12 anos; segunda dose (D2) – quem realizou a D1 a 4 semanas (Coronavac) e 8 semanas (Pfizer), além dos que estão em atraso; dose de reforço (D3) – quem já realizou a D2 há quatro meses e tem mais de 18 anos.

A segunda dose de reforço (R2) segue sendo quatro meses após a D3 para os acima de 60 anos. Já o público considerado imunocomprometido (acima de 12 anos) pode buscar a D3 (oito semanas após a D2) e a D4 (quatro semanas após a D3). Para o caso da aplicação da D2 e das unidades de reforço são exigidas ao postulante a carteira de vacinação entregue por ocasião da D1 e documento de identificação com CPF.

Números
Estrela possui até o momento 28.387 cidadãos acima dos 5 anos com a primeira dose (D1), o que equivale a 93,3% de um total estimado de 30.4 mil cidadãos a serem imunizados. O número de vacinados por completo (duas doses – acima de 12 anos) é de 27.692 (91%), e não contabiliza as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço.

A dose de reforço (D3) – apenas para os maiores de 18 anos – já foi aplicada a 12.853 estrelenses e a quarta (D4) a 47 cidadãos imunossuprimidos e para mais de 590 acima dos 70 anos (R2).

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp 9127-9045 e pelo telefone 3981-1118.

- publicidade -