Lajeado instala “Geloteca” no Bairro Santo André

206
Crédito: Prefeitura de Lajeado

Pensando em uma maneira de incentivar a leitura e aproximar a comunidade de uma das formas de cultura, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), instalou uma Geloteca no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – Espaço de Todos Nós -, no Bairro Santo André.

- publicidade -

A ação é nada mais nada menos que colocar a disposição, livros dentro de uma geladeira. A Geloteca é um projeto desenvolvido pela Secel, com apoio da Biblioteca Pública Municipal, que quer facilitar o acesso das pessoas às possibilidades de leitura.

A Geloteca está localizada em frente ao prédio do Cras, na Rua Palmeirinhas, nº 128, ao lado do ginásio do bairro. A geladeira foi revitalizada por uma intervenção artística da artista Maiara Cristina Leonhardt. Aqueles que abrem o objeto, encontram livros de diferentes gêneros, que podem ser retirados e devolvidos após a leitura.

A coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, Kelen Battisti Giongo, explica que a ideia surgiu quando a equipe do Cras Santo André solicitou a doação de livros para utilizar na unidade. Pensando em um ponto de leitura colaborativa, sem empréstimo formal de livros. “A ideia é que as pessoas se interessem por um livro, levem para casa e, após a leitura, tragam de volta para que mais pessoas possam ter acesso à leitura”, aponta.

É um ponto de doação, onde a comunidade pode depositar ali os livros que já leu. A manutenção da Geloteca será responsabilidade do Cras com apoio da comunidade. A Biblioteca Pública Municipal também fará o repasse de títulos que chegam por doação.

A coordenadora da Cultura da Secel, Talita Fracalossi, ressalta a importância do acesso à literatura de forma facilitada. “Com o projeto da Geloteca, estamos buscando ampliar os espaços de convivência com a leitura de forma simples, democrática e descentralizada, buscando incentivar e desenvolver o hábito pela leitura”, afirma.

Geloteca no Centro
Em novembro de 2021, a Prefeitura de Lajeado instalou a primeira Geloteca no Posto de Saúde do Centro. Na oportunidade, a geladeira também foi revitalizada pela artista Maiara Cristina Leonhardt. Desde então, ela é administrada pela Biblioteca Pública Municipal, que repõe livros semanalmente.

- publicidade -