Arroio do Meio programa 15º Encontro de Sementes Crioulas 

505
Crédito: Divulgação

O município de Arroio do Meio planeja para o 15º Encontro das Sementes Crioulas, proporcionado por um conjunto de entidades, entre eles a Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

O evento ocorrerá no dia 15 de junho a partir das 13h30 na praça Flores da Cunha. O encontro tem por lema “Sementes crioulas: a favor da saúde, da agricultura e da natureza”, e integra a Semana Brasileira do Alimento Orgânico, que será uma tarde de debates, troca e de sementes e degustação de alimentos elaborados a partir de cultivos crioulos. 

Neste ano, além da partilha haverá apresentação de experiências em temas, como, meliponicultura, cisternas, preservação de sementes e controle da mosca da fruta. O extensionista da Emater/RS-Ascar André Müller comenta que a ideia do encontro, que é tradicional no município, é promover o resgate e as perspectivas de uso para os cultivos crioulos, contribuindo para a sua preservação. Müller reforça a importância de cada participante trazer suas sementes para que estas possam ser compartilhadas.

Os organizadores também pedem aos envolvidos que tragam algum aperitivo para a partilha entre o grupo e também a sua própria caneca, como forma de contribuir para a preservação do meio ambiente.

A realização é da Emater/RS-Ascar em parceria com Secretaria Municipal de Agricultura, Associação Ecobé, Comissão Pastoral da Terra, Grupo dos Agricultores Ecologistas da Forqueta, Igreja Evangélica da Confissão Luterana do Brasil (IECLB), Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). O apoio é da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT). 

- publicidade -