Estrela terá Unidade Móvel para facilitar acesso de moradores do interior às vacinas

Vacinas contra a covid-19, Gripe Influenza e outras de rotina, serão realizadas junto aos demais serviços, pelas equipes da unidade nos locais e roteiros de costume

317
– Vacinas também poderão ser realizadas no interior em visitas da Unidade Móvel da Saúde de Estrela / Crédito: Rodrigo Angeli / Governo de Estrela / Divulgação

Nesta sexta-feira (1º/7), iniciará o projeto da Unidade Móvel de Saúde do Governo de Estrela, que tem como objetivo trazer uma nova alternativa de imunização às diversas doenças, para os moradores do interior. Além dos atendimentos médicos costumeiros como odontológicos e consultas de rotina, o projeto possibilitará também a aplicação das vacinas de rotina e as associadas às campanhas de imunização, entre elas contra a covid e gripe.

Na Unidade Móvel são prestados todos os mesmos serviços aos realizados nos postos de Saúde e outras unidades, entre eles de enfermagem, odontológicos e médicos, como também a dispensação de medicamentos para hipertensão e diabetes. Como tática para aumentar ainda mais os índices de imunização contra doenças, entre elas Covid e a Gripe Influenza, uma técnica de enfermagem do setor de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde também acompanhará a Unidade Móvel, conforme roteiro e agenda preestabelecida, em horários e locais de costume das visitas nas respectivas localidades.

O secretário da Saúde de Estrela, Celso Kaplan explica que o projeto é uma forma de facilitar e chegar até aqueles, através das visitas da unidade segundo o roteiro, que podem ainda não ter realizado alguma vacina ou esteja em atraso, o que aumenta ainda mais os indíces, como no caso do covid. “Apenas não disponibilizaremos as vacinas em todas as visitas da unidade a uma mesma localidade, e sim dentro de um período determinado, porque não podemos desprover nossa equipe dos profissionais envolvidos nos tradicionais atendimentos, que seguirão normalmente, e porque também precisamos respeitar prazos, como os vinculados à aplicação das doses de reforço da covid. Com isso podemos igualmente mobilizar mais pessoas de vez em datas específicas e corretas”, completa.

Primeiro roteiro da Unidade Móvel
Sexta-feira (1/7), pela manhã no Distrito de Costão e à tarde na Linha São José;
Segunda-feira (4/7), pela manhã, será a vez da Linha Lenz;
Quarta-feira (6/7), pela manhã em Arroio do Ouro e à tarde na Linha São Jacó;
Quinta-feira (7/7), pela manhã, na Linha Geraldo.
A programação seguirá dia 11, em Novo Paraíso (manhã) e em Nova Morada (tarde). Dia 12 será a vez da comunidade do Distrito da Delfina poder buscar as vacinas pela manhã. Dia 13 as visitas ocorrerão na Linha Wolf (manhã) e Distrito de Glória (à tarde). O calendário da primeira fase será encerrado dia 27, pela manhã, na Linha Wink. Um segundo roteiro está pré-agendado para setembro.

Covid
Atualmente, podem ser feitas quatro doses contra a Covid, seguindo as seguintes regras fixas: primeira dose (D1) – todos acima dos 5 anos; segunda dose (D2) – quem realizou a D1 há 4 semanas (Coronavac) e 8 semanas (Pfizer), além dos que estão em atraso; primeira dose de reforço (D3/R1) – quem já realizou a D2 há quatro meses e tem 12 anos ou mais; além da segunda dose de reforço (D4/R2), para quem possui 40 anos ou mais e profissionais de saúde. Quem fez esquema inicial com a vacina Janssen (mesmo os menores de 40 anos) também precisa efetivar o reforço.

O público considerado imunocomprometido (acima de 12 anos) pode buscar a D3 (oito semanas após a D2) e a D4 (imunossuprimidos – quatro semanas após a D3). Para o caso da aplicação da D2 e das unidades de reforço (R1 e R2) são exigidas ao postulante a carteira de vacinação entregue por ocasião da D1 e documento de identificação com CPF.

Horários
Além da unidade móvel, as vacinas Covid podem ser realizadas normalmente de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Já a dose pediátrica da Pfizer contra a Covid, voltada às crianças de 5 a 11 anos, é ofertada exclusivamente nas sextas-feiras, no mesmo horário. Já as demais vacinas de rotina contra outras doenças iniciam mais cedo: 8h, e igualmente se estendem até as 16h. Na próxima terça-feira (5/7), a sala de vacina estará fechada a partir das 12h em função da substituição dos refrigeradores.

Números
Estrela possui até o momento (não fechado o boletim ainda de terça-feira) 28.427 cidadãos acima dos 5 anos com a primeira dose (D1), o que equivale a 93,5% de um total estimado de 30.4 mil cidadãos a serem imunizados. O número de vacinados por completo (duas doses – acima de 12 anos) é de 27.820 (91,4%), e não contabiliza as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. A primeira dose de reforço (R1/D3) já foi aplicada a 13.219 estrelenses e a quarta dose, segunda de reforço (D4/R2) a 2.637. Mais informações pelo Whats 9127-9045 e pelo telefone 3981-1118.

- publicidade -