Nova proposta do Programa Alimenta Brasil é desenvolvida em Estrela

414
Reunião entre diversas partes envolvidas no programa buscou acertar detalhes para elaboração da nova proposta / Crédito: Saúde / Governo de Estrela / Divulgação

O Alimenta Brasil é o programa de aquisição de alimentos, objetivando ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais. Por meio de dispensa de licitação, o poder público compra alimentos produzidos por esses agricultores e os destina a famílias em situação de insegurança alimentar, rede socioassistencial, escolas públicas, unidades de saúde, unidades de internação socioeducativas e prisionais, entre outras.

Pensando nisso, representantes do governo municipal, entidades assistenciais beneficiadas e agricultores se reuniram no auditório da Secretaria da Saúde, na quarta-feira (6/7), com o intuito de discutir a elaboração da Nova Proposta do Programa Alimenta Brasil (PAB). Estrela está na etapa de construção da proposta, que dentro das cinco modalidades do projeto no município, refere-se a rede socioassistencial.

Foi feito um levantamento das demandas, ofertas dos produtos, preços e também das necessidades das frentes a serem atendidas, da mesma forma que os critérios do Governo Federal para que estas entidades recebam alimentos de qualidade provenientes do meio rural local.

O projeto atenderia duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras); do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) Pousada da Criança e Apae Estrela.

Para a diretora do Desenvolvimento Social, Tatiana Pereira de Oliveira, trata-se de um momento muito importante para a inclusão do município dentro da nova proposta. “O papel do município de Estrela é fazer a articulação entre as demandas das entidades recebedoras da rede socioassistencial e os fornecedores que são os produtores da agricultura familiar do nosso município. Temos o objetivo de fornecer e repassar alimentos de qualidade para as pessoas e famílias de baixa renda, em situação de insegurança alimentar”, explica.

O titular da Saúde, Celso Kaplan, avalia. “Ganham todos. O município que tem suas entidades atendidas; estas que tem a certeza do recebimento de produtos qualificados, de origem conhecida e que atendam às suas demandas, e nossos agricultores”, diz.

Na visão do secretário da Agricultura, Douglas Sulzbach, é mais uma alternativa para o produtor estrelense. “Aquele que se encaixar nos critérios e atender as demandas vai, por merecimento, ganhar mais um meio de escoar seus produtos, criar uma fidelidade com a comunidade e, de certa forma, criar vínculos que podem lhe ajudar em outros momentos e negociações, além de ter uma fonte de renda extra”, comenta.

- publicidade -