5º Festival de Música de Teutônia inicia neste domingo

487
De 17 a 22 de julho a música tomará conta de Teutônia, reunindo cerca de 220 instrumentistas de diversas cidades / Crédito: Leandro Augusto Hamester / Divulgação

A partir deste domingo (17/7) até a próxima sexta-feira (22/7), o 5º Festival de Música de Teutônia levará ritmos, vozes e acordes pela cidade e pelos corredores do Colégio Teutônia. É o retorno da programação depois do silêncio imposto pela pandemia, que adiou a realização do evento em 2021. São 250 inscritos oriundos de mais de 15 cidades de diferentes regiões gaúchas.

A programação volta-se ao aperfeiçoamento da música, por meio de cursos de diferentes instrumentos. O objetivo é propiciar o contato dos participantes com o trabalho técnico-musical de renomados profissionais da música, vindos de várias cidades do país. Também oportuniza a vivência da música por meio de cursos de cordas, sopro, canto, percussão e musicalização. Ainda permite o intercâmbio e a troca de experiências entre os músicos participantes, e contribui para o crescimento cultural da comunidade.

Serão cinco dias intensos de programação. O concerto de abertura será neste domingo (17/7), às 19h30, no auditório da Sicredi Ouro Branco, com o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, e a apresentação dos professores.

De segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, os instrumentistas participam de cursos de violino, violoncelo, flauta transversal, clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trompa, trombone, tuba, piano, guitarra, baixo elétrico, bateria, canto coral e arranjo.

A programação artística em todas as noites, a partir das 19h30, será intensa e aberta à comunidade. Na segunda-feira tem o Coral Infanto-Juvenil e na terça-feira será o Coral Municipal de Teutônia. Nos dias 20 e 21 haverá o Recital de Estudantes; e no encerramento, dia 22, Concerto da Orquestra do Festival.

A direção artística está a cargo do renomado instrumentista Pedrinho Figueiredo. O repertório será definido em conjunto com o maestro do Festival, Tita Sartor. Nesta edição serão 20 professores ministrando 17 cursos de instrumento, palestras e oficinas.

O 5º Festival de Música de Teutônia integra a programação pelos 70 anos do Colégio Teutônia e sua mantenedora Fundação Agrícola Teutônia (FAT). As edições anteriores ocorreram em 2014, 2015, 2017 e 2019. O evento é uma realização do Colégio Teutônia, com apoio da Prefeitura de Teutônia, patrocínio master de Sicredi Ouro Branco, patrocínio ouro de Certel, American Nutrients e Languiru, e patrocínio prata de Grupo Popular e Protepac.

Hospedagem
Nas primeiras quatro edições do Festival, as famílias da comunidade escolar foram muito importantes na medida em que receberam instrumentistas como hóspedes em suas casas. Neste ano, mais uma vez, o Colégio Teutônia conta com a colaboração das famílias que possam hospedar os instrumentistas.

“Já temos muitas famílias que se colocaram à disposição, mas ainda precisamos de hospedagens para o Festival. Precisamos apenas de uma cama, um chuveiro e uma xícara de leite pela manhã. Refeições acontecerão no Festival”, destaca o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert.

- publicidade -