Primeiros sons e aplausos do 5º Festival de Música de Teutônia já ecoam

Abertura ocorreu na noite de domingo (17/7) com apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia

- Publicidade -spot_imgspot_img

Os primeiros sons e aplausos do 5º Festival de Música de Teutônia já ecoam. A música “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor” deu o start ao evento na noite de domingo (17/7). O Auditório da Sicredi Ouro Branco esteve lotado para a abertura oficial do evento, que acontece até a próxima sexta-feira (22/7) e reúne cerca de 300 instrumentistas, vindos de 42 cidades do Sul do Brasil, e 24 professores. No palco, o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia deu as boas-vindas a todos, contando com a participação especial de professores do Festival em solos de diversos instrumentos e da cantora Laura Dalmás.

O diretor do CT, Jonas Rückert, lembrou a passagem dos 70 anos da mantenedora Fundação Agrícola Teutônia (FAT), comemorados no dia 17 de julho. “É uma importante caminhada, repleta de iniciativas e oportunidades. E o Festival vem coroar essa celebração, alimentando nossas almas e corações com arte, música e formação de cidadãos”, frisou, agradecendo aos patrocinadores, às famílias hospedeiras, à Comunidade Evangélica Paz pelo espaço para refeições e todos os envolvidos com o evento.

Ao longo da noite, o diretor artístico do Festival, Pedrinho Figueiredo, apresentou os professores que ministrarão cursos de instrumento, palestras e oficinas. “Estou muito feliz com o crescimento do Festival e vislumbro eventos ainda maiores. Esse time de talentos musicais é muito qualificado. Nossos estudantes terão excelente oportunidade de evoluir como instrumentistas e a comunidade será brindada com grandes apresentações”, disse, convidando a todos para participarem da programação artística que ocorre todas as noites, no Auditório Central do Colégio Teutônia, a partir das 19h30.

O prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, se disse privilegiado em estar à frente do Poder Executivo de um município que conta com evento da grandeza do Festival. “A música engrandece e harmoniza nossos corações. Obrigado Colégio Teutônia por nos proporcionar esse evento nos seus 70 anos. Somos um povo que gosta de música”, disse, desejando que todos os visitantes sintam-se acolhidos.

O presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, falando em nome dos patrocinadores, igualmente parabenizou pela iniciativa. “O Festival de Música de Teutônia reúne muitos talentos. É um privilégio para nossa comunidade contar com evento cultural de tamanha expressão”, ressaltou, aproveitando a oportunidade para entregar uma placa em homenagem aos 70 anos da Fundação Agrícola Teutônia e do Colégio Teutônia.

Programação

O 5º Festival de Música de Teutônia ocorre de 17 a 22 de julho. A programação está voltada ao aperfeiçoamento da música por meio de cursos de diversos instrumentos e tem por objetivo propiciar o contato dos participantes com o trabalho técnico-musical de renomados profissionais da música, vindos de várias cidades do país; oportunizar a vivência da música por meio de cursos de cordas, sopro, canto, percussão e musicalização; e promover o intercâmbio e a troca de experiências entre os músicos participantes, além de contribuir para o crescimento cultural da comunidade. A direção artística está a cargo de Pedrinho Figueiredo, com Tita Sartor como o maestro do Festival.

Nos turnos da manhã e da tarde, os instrumentistas participam de cursos de violino, violoncelo, flauta transversal, clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trompa, trombone, tuba, piano, guitarra, baixo elétrico, bateria, canto coral e arranjo. À noite, a programação artística será aberta à comunidade, com shows e apresentações no Auditório Central do Colégio Teutônia a partir das 19h30, com entrada gratuita.

Segunda-feira (18/7)

Concerto com a Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves

Terça-feira (19/7)

Show com Vocal 5 e Coral Municipal de Teutônia

Quarta-feira (20/7)

Show com Trio Nelson Faria, Guto Wirtti e Márcio Bahia 

Recital dos Estudantes

Quinta-feira (21/7)

Recital dos Estudantes

Sexta-feira (22/7)

Encerramento com o Concerto da Orquestra Acadêmica e Orquestra do Festival

O 5º Festival de Música de Teutônia é uma realização do Colégio Teutônia, com apoio da Prefeitura de Teutônia, patrocínio Máster de Sicredi Ouro Branco, patrocínio Ouro de Certel, American Nutrients e Languiru, e patrocínio Prata de Grupo Popular e Protepac. As edições anteriores ocorreram em 2014, 2015, 2017 e 2019.

- Publicidade -

MAIS

- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui