Feira Orgânica do São Cristóvão é inaugurada em Lajeado

- Publicidade -spot_imgspot_img

A Feira Orgânica do São Cristóvão recebeu seus primeiros clientes na tarde dessa quinta-feira (21/7), na rua Piauí, número 275. A realização é da Prefeitura de Lajeado, em parceria com Emater/RS-Ascar e a Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT).

A feira fica no mesmo local da antiga feira do bairro, e funcionará sempre nas quintas-feiras das 14h30 às 17h30. Participam da feira os grupos Orgânicos do Vale, Defensores da Natureza e Agricultores Ecologistas da Forqueta; sendo cinco feirantes de Lajeado, Cruzeiro do Sul, Forquetinha e Arroio do Meio.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker, auxiliar na realização de uma feira de alimentos orgânicos traz muitos benefícios para o município e, principalmente, melhora a qualidade de vida da comunidade. “A comunidade ganha mais uma opção de compra de alimentos orgânicos e estamos muito felizes em poder oferecer para as pessoas. O espaço é de fácil acesso para os moradores e para os produtores e esse fator favorece ainda mais a feira. Ainda vamos promover adequações para oferecer um lugar ainda melhor para todos”, ressalta.

A produtora de Forqueta, em Arroio do Meio, Helena Warken Weitzmann, já participava da feira orgânica que antes era realizada na Univates. Conforme ela, a reativação pós-pandemia é uma conquista de todo o grupo, e o novo local chega com o desafio de conquistar um novo público. “Estamos na expectativa de receber um novo público e conquistar mais adeptos aos alimentos orgânicos. O local vai receber melhorias e estamos felizes com a reativação da nossa feira”, relata.

Os agroecologistas oferecem verduras, legumes e frutas da época. Entre os produtos oferecidos estão os microverdes, que são considerados a segunda fase do desenvolvimento de uma planta. O produtor Tiago Belin, que cultiva os microverdes há três anos, explica que estas pequenas hortaliças são considerados até 40 vezes mais nutritivas.

O agricultor de Lajeado, Leandro Lang, destaca o empenho da administração municipal e da Emater/RS-Ascar para a agroecologia ter destaque no município. “Agradeço o empenho de todos para conseguirmos um local adequado para a venda da produção orgânica”, enfatiza.

Participação da comunidade

A moradora do bairro São Cristóvão, Vilma Michels, foi a primeira compradora da nova feira. Ela conta que sempre foi seu sonho ter uma feira de orgânicos próximo a sua casa. “Minha filha mora em Porto Alegre próximo a uma feira de orgânicos e eu sempre aproveitava para comprar lá. Agora, tenho uma feira ao lado da minha casa. Estou muito feliz e todas as minhas compras de verduras e legumes serão aqui a partir de agora”, garante.

- Publicidade -

MAIS

- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui