Tecnologia é incentivo nos estudos das redes municipais de Teutônia

Em 2021, Teutônia adquiriu 90 equipamentos, e neste ano, foram mais 205

465
Crédito: AI / Divulgação

O período pandêmico trouxe à tona a necessidade do uso das ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem, pois as aulas estavam ocorrendo somente de forma remota. A Secretaria de Educação de Teutônia adquiriu 295 chromebooks entre 2021 e 2022 para conectar os estudantes.

A aquisição contempla todos os laboratórios de informática das escolas de ensino fundamental da rede municipal. A quantidade de aparelhos possibilita o uso individual dos estudantes.

A ferramenta é utilizada de acordo com o planejamento dos professores, com a realização de pesquisas, atividades interativas e adaptativas, além de desenvolver habilidades essenciais para o manuseio correto do computador, a fim de que os estudantes estejam inseridos e tomem conhecimento dos desenvolvimentos no meio digital.

Com o intuito de incentivar a leitura e o nível de interpretação dos alunos, o Elefante Letrado é uma das plataformas mais utilizadas pelos profissionais, facilitando e ampliando o acesso aos livros, com a disponibilização de atividades que incentivam a construção da competência leitora, através da biblioteca virtual.

A subsecretária de Educação, Shana Müller Vogel, destaca que é fundamental que a escola acompanhe o desenvolvimento das tecnologias e da comunicação. “A pandemia nos mostrou, de forma positiva, a certeza de que as mídias digitais vieram para ficar e podem ser um recurso precioso no desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e aliadas ao contexto atual”, destacou.

O prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, ressalta que a educação é a ferramenta de transformação de uma sociedade, e por isso, é necessário que se invista no que a tecnologia tem a oferecer de melhor dentro das escolas “A tecnologia veio para ficar, e se usada de forma inteligente e produtiva, é uma importante aliada no processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes, com acesso às plataformas digitais que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de habilidades dos nossos jovens”, aponta.

- publicidade -