Assinada ordem de início para pavimentar Estrada de Linha Wink

397
Municípios assinaram ordem de início da obra de asfaltamento da estrada de Linha Wink // Crédito: Lucas Leandro Brune

A parceria entre as prefeituras de Estrela e Teutônia tornará real um antigo desejo da comunidade de Linha Wink, que fica no limite entre os dois municípios. Às 14h30 deste sábado (6/8), os dois governos municipais assinaram a ordem de início das obras. A Rua Otto Osterkamp receberá pavimentação asfáltica de 1,6km, desde a Venda da Rosi (antiga Casa Comercial de Teodoro Eli) na Wink Baixa até a Comunidade Fátima na Wink Alta.

- publicidade -

O projeto foi viabilizado por meio do convênio firmado entre os dois municípios, após aprovação do projeto de lei, por unanimidade, dos Legislativos de Teutônia e Estrela. O investimento total está estimado em R$ 2,8 milhões, sendo que cada município arcará com 50% do custo total da obra. O dinheiro é das duas prefeituras – não há emendas nem repasses de esferas estadual ou federal.

O serviço será executado pela empresa Conpasul Construções e Serviços, vencedora da licitação. São 1.549,33m de extensão, com largura de 7,00m, somado ao alargamento, que representa 498,05m², o que totaliza uma área de 11.343,36m².

O presidente da Câmara de Teutônia, Vitor Ernesto Krabbe, falou da luta da comunidade e espera pela obra. “Finalmente será possível realizar o sonho para melhorar a qualidade de vida”, parabenizou aos envolvidos.

O presidente da Câmara de Estrela, Márcio Mallmann, deu ênfase à força do setor primário na região. “Vale depende da agricultura. Chegou a nossa vez porque a roça também merece asfalto. Precisamos de estrutura para produzir. Esta obra é merecida porque a comunidade é organizada”, comentou.

Representando os moradores, Hilário Schneider, citou os produtores, o Lawi e a Expowink como orgulhos da localidade. “As pessoas daqui trabalharam e se empenharam. Há 20 anos pediram e agora está acontecendo. Só temos a agradecer as duas administrações, que dialogaram para realizar”, comentou.

O prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, considerou o ato deste sábado como a conclusão da mobilização da comunidade e lembrou do diálogo com o prefeito de Estrela durante a campanha. “Se juntarmos forças não fica pesado e é possível fazer. Ombro a ombro podemos fazer mais e construir em prol da comunidade”, comparou. Ele citou o crescimento da representação do agro de 25% para 35%.

O prefeito de Estrela, Elmar André Schneider, disse que a obra não é fácil, porque senão teria sido executada nos 146 anos de Estrela. Relembrou de sua origem na Linha Wink, do primeiro emprego como auxiliar de leiteiro na Casa Comercial de Teodoro Eli. “Trabalhávamos e não reclamávamos”, comentou. Schneider citou a transformação do setor primário e bateu na tecla da importância do setor público servir as comunidades. “Que exemplos como o nosso possam acontecer no Brasil. Eu sonhei com esse momento e hoje estamos aqui”, ao pedir para a Conpasul caprichar na qualidade da obra.

A cerimônia de assinatura da ordem de início e entrega à empresa teve a participação de secretários, vereadores, moradores da localidade e lideranças.

Público prestigiou o ato e comemoração teve até foguetório // Crédito: Lucas Leandro Brune
Assinatura da ordem de início foi na tarde deste sábado // Crédito: Lucas Leandro Brune
Cerimônia foi prestigiada por várias lideranças // Crédito: Lucas Leandro Brune
- publicidade -