CRAS de Lajeado promove oficina “Se Liga no Futuro”

406
Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Lajeado realiza a oficina “Se Liga no Futuro” com adolescentes atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Espaço da Cidadania para prepará-los para a inserção no mercado de trabalho. A atividade iniciou nesta quinta-feira (11/8) e segue até o fim do mês de novembro com encontro semanais.

Serão duas turmas atendidas, sendo uma no turno da manhã, das 9h30 às 10h30, e outra no turno da tarde, entre 14h e 15h. Os alunos frequentam a oficina no contraturno escolar e são acompanhados pelas psicólogas Ane Lis Schardong e Ramoni Gräff do CRAS.

As atividades são focadas no aperfeiçoamento de currículo, busca de certificações, identificação de competências e preferências, orientações sobre processos seletivos e comportamento profissional, além da participação dos grupos no Sarau de Oportunidades, que será promovido pelo CRAS no mês de setembro.

Conforme a psicóloga Ane Lis Schardong, foi identificado no atendimento às famílias a necessidade de auxiliar os jovens na busca pela inserção profissional e no amparo para permanência escolar.

“Nossa ideia é trazer os jovens para o CRAS para prepará-los para o ambiente profissional, para que estes planejem uma futura profissão ou uma futura carreira. Também é um momento de incentivo ao estudo para que tenham mais oportunidades no mercado de trabalho e opções de renda para contribuir com a família”, explica Ane.

A psicóloga Ramoni Gräff reforça que o momento é muito importante para o conhecimento de um ambiente novo para os jovens. “Sabemos que muitos adolescentes ingressam no mercado de trabalho sem ter noção da responsabilidade que é estar no ambiente de uma empresa, lidar com o público, com clientes. O espaço também é para apresentar as realidades e descobrir com quais áreas eles mais se identificam”, esclarece Ramoni.

São cerca de 35 jovens de 14 a 18 anos que participam das oficinas. A ideia é oferecer essa oficina semestralmente, possibilitando mais oportunidades para os jovens.

Conforme Ane, a ideia é apresentar profissões e ideias empreendedoras para que, ao fim da oficina, os jovens estejam mais preparados para seguir com suas carreiras profissionais.

- publicidade -