Bola volta a rolar pelo Regional Certel/Sicredi 2022

Competição tradicional inicia neste fim de semana com a Série A

762
Autoridades fizeram a frente de honra na cerimônia sediada no Clubes dos 15 / Crédito: Carla Beckmann

Uma das competições amadoras mais tradicionais do Rio Grande do Sul retorna aos gramados dos clubes após 2 anos. Na 23ª edição, o Regional Aslivata contará com 56 equipes de 24 cidades dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Serra Gaúcha e Alto Botucaraí. Cerca de 1.400 atletas estão inscritos. O certame terá cinco categorias – Série A (Aspirantes e Titulares), Série B (Região Alta e Baixa) e Veteranos.

O pontapé oficial será neste fim de semana. O atual campeão Boavistense (2019) abre a jornada de jogos neste sábado (13/8). O clube de Boa Vista do Sul vai receber o Fluminense de Mato Leitão. O segundo quadro entra em campo às 13h30. Os Titulares jogam às 15h30. No domingo (14/8) terá o complemento da 1ª rodada da Série A. As demais competições iniciam no dia 21 de agosto (domingo).

Na Série A são 18 clubes confirmados que representam 17 cidades. Na primeira fase, as equipes foram separadas em três chaves de seis. Os 16 primeiros colocados na pontuação geral se classificam para as oitavas de final. Na etapa eliminatória, em caso de dois empates, o time de melhor campanha se classifica. O time de melhor disciplina sempre disputa o segundo jogo em sua praça de esportes.

Pontapé oficial
O Regional Certel Sicredi 2022 foi lançado oficialmente na noite dessa quinta-feira (11/8). O Clube dos 15 sediou a cerimônia de abertura da competição. Membros da organização, patrocinadores, imprensa e representantes dos clubes participantes estiveram presentes. A 23ª edição conta com apoio das cooperativas Certel e Sicredi.

Na cerimônia, algumas autoridades fizeram a frente de honra e fizeram o uso da palavra. O secretário da Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel, abriu o momento de fala. “Já participei de clubes e sei o que cada diretoria faz para mantê-los ativos. Desejo uma ótima competição para todos”, finalizou o secretário.

O presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Abel destacou que o Regional da Aslivata é considerada uma das maiores competições amadores do Rio Grande do Sul. “Depois de uma parada longa, estamos nos preparando para voltar e em umas das maiores edições do Rio Grande do Sul. No começo, era só Regional Certel. Isso é um movimento de intercooperação. E é assim que eu vejo as comunidades. Desejo uma ótima competição a todos”, desejou Abel.

Pelo oitavo ano, as três cooperativas do Sistema Sicredi da região são parceiras da competição: Sicredi Ouro Branco, com sede em Teutônia. Sicredi Integração RS/MG, com sede em Lajeado e Sicredi Região dos Vales, com sede em Encantado.

A Certel é a cooperativa com mais tempo de apoio à competição. Desde 1997, já são 22 competições regionais e mais uma Supercopa. “Uma alegria muito grande estar aqui novamente na retomada deste nosso campeonato. Uma noite que comemoramos não só a retomada da competição, mas das comunidades. O cooperativismo tem se destacado em aproximar as pessoas e melhorar a qualidade de vida. O futebol une pessoas, une comunidades”, ressaltou o presidente da cooperativa Erineo Hennemann.

Fechando o momento de pronunciamentos, o presidente da Aslivata, Volnei Kochhann agradeceu os clubes e patrocinadores por acreditarem na competição. “Obrigada por acreditarem em mais uma edição do campeonato Regional, que há 2 anos não podíamos nem pensar em organizar. Até o nervosismo e ansiedade sentimos de novo. São todos heróis e intencionados em promover o lado social. Que vença o melhor em campo”, pontuou.

Após a cerimônia, um coquetel foi servido como momento de integração.

Atual campeão abre a jornada de jogos
O Boavistense vai abrir a jornada de disputas da Série A neste sábado (13/8). O atual campeão (2019) recebe o Fluminense de Mato Leitão. O time de Boa Vista do Sul entrou no Regional em 2018 e no ano seguinte já conquistou o título da categoria principal. O Fluminense busca o caneco inédito na edição 2022.

No domingo (14/8), a 1ª rodada será completada com mais oito jogos em diferentes praças esportivas. Destaques para o Canabarrense, Juventude da Berlim/Westfália e Ecas de Imigrante. Os clubes jogarão a primeira rodada em casa.

- publicidade -