15º Ein Deutsches Tanzfest celebra a cultura germânica em Poço das Antas

670
Evento promoveu integração e celebrou a cultura alemã

Sábado (13/8) foi de muita festa, dança e cultura germânica em Poço das Antas. O 15º Ein Deutsches Tanzfest movimentou o Cebovi, em Boa Vista.

O evento foi promovido pelo Grupo de Danças Folclóricas Alemãs (G.D.F.A) Musikfreunde, com apoio da Administração Municipal de Poço das Antas.

O encontro de grupos de danças folclóricas garantiu aos convidados, vindos de diversas cidades, e também às pessoas da comunidade local e regional, uma noite para prestigiar e enaltecer a cultura alemã. O evento, que destaca a cultura por meio da dança, proporcionou uma programação com resgate da história, reflexões importantes e muita integração.

O encontro iniciou com janta e apresentações dos grupos convidados, representando diversos municípios do Estado. Foram 23 grupos, entre categorias juvenil, adulto, master e casados.

O colorido dos trajes e a animação dos dançarinos preencheu a pista com as tradicionais danças de integração que também fizeram parte da programação.

Na sua noite como grupo anfitrião, o G.D.F.A Musikfreunde encerrou o momento cultural com uma apresentação especial, contando a história do Moinho Remoçante.

Sob a coordenação da professora Glaci Kunzler Dickel, numa mescla de teatro e dança, o grupo fez um resgate dos moinhos coloniais de Poço das Antas, suas famílias proprietárias, e arrancou gargalhadas e também fez o público refletir.

A cultura foi evidenciada por meio da dança

A encenação

A história do Moinho Remoçante remete a uma cidade onde a maioria dos moradores era idosa. No lugar, havia um moinho antigo que acabara de ser adquirido por um casal oriundo de outra cidade, que havia feito a nova aquisição pela internet, sem antes conhecer o verdadeiro estado do empreendimento.

Ao chegarem no local e verificarem que o moinho estava muito velho, tiveram a ideia de reformá-lo e divulgar as propriedades remoçantes do lugar, que teria a capacidade de renovação, de fazer o velho tornar-se novo.

No entanto, o moinho só funcionaria com um número mínimo de pessoas dentro, que dali saíram jovens e felizes depois do processo. A mensagem final ficou a cargo de uma mulher, moradora dessa cidade e que entrou sozinha no moinho, colocando à prova a sua capacidade de funcionamento.

Ao sair do local tal qual como entrou, uma faixa estampava que “ser velho está somente na cabeça das pessoas”, exaltando que a vida deve ser vivida intensamente e que a jovialidade, ou a velhice, é, muitas vezes, uma condição mais mental do que física.

Encenação do grupo anfitrião encerrou a noite de apresentações

Reconhecimento

Ao final da encenação, a secretária da Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Poço das Antas, Jaqueline Klein, e também a prefeita municipal, Vânia Brackmann, deixaram a sua mensagem.

Em seus pronunciamentos, ficou registrado o agradecimento ao Musikfreunde por manter viva a tradição germânica no município, evidenciando o quanto a encenação apresentada traz reflexos da história e da colonização de Poço das Antas.

Na oportunidade, a professora Glaci, como também Vânia e Jaqueline, receberam um presente do grupo em forma de agradecimento. Também receberam lembranças do evento os grupos presentes na programação, como forma de agradecer pelo prestígio da noite.

Após a apresentação do grupo anfitrião, a noite seguiu com baile animado por Matheus & Mathias e Banda.

- publicidade -