Teutofrangofest busca ser referência estadual na carne de aves

1217
Público lotou o evento para aproveitar as delícias da Teufrangofest / Crédito: Paola Possenatto

Com lotação máxima, a Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru abriu suas portas nessa sexta-feira (19/8) à noite para a 4ª Teutofrangofest. Mais de mil pessoas acompanharam a abertura e aproveitaram as cinco horas de consumo liberado no pavilhão gastronômico e as atrações musicais. A noite contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador Ranolfo Vieira Júnior.

O presidente da Cooperativa Languiru e idealizador do evento, Dirceu Bayer, destacou que a presença do governador é um indicador de sucesso da festa. Ele anunciou que a marca “Frangofest” foi registrada e que será usada a partir dos próximos eventos. “Não será mais um evento local, e sim estadual. Fará parte do calendário de turismo do Estado”, contou.

Dirceu Bayer / Crédito: Paola Possenatto

Bayer salientou que o evento visa projetar a riqueza do Vale. “Somos o segundo maior produtor do segmento avícola, segundo produtor do leite, e o maior produtor de suínos. Isso sem dúvidas demonstra nossa pujança”, declara.

O presidente salientou ainda a importância do cooperativismo. “Somos a capital do cooperativismo, não oficialmente, mas de direito”, considera.

Já o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura e Sindicato das Indústrias de Produtos Agrícolas do Rio Grande do Sul (ASGAV – SIPARGS), Nestor Freiberger, salientou que muito importante e motivo de orgulho ter um evento como a Teutofrangofest. “Evidenciar nossos produtos, alimentos nutritivos e saborosos que produzimos, é um reflexo do nosso empreendedorismo, trabalho, importância do produtor, e papel de cooperativas e indústrias”, aponta.

Ele enalteceu o trabalho e protagonismo da Cooperativa Languiru ao trazer um evento que traz a carne de frango como estrela. “Registro também a importância do Vale do Taquari na produção avícola do RS. Responsável por 22% da nossa produção”, complementou.

Ainda chamou a atenção para a importância da produção e os desafios dos produtores para manter-se como uma das três principais agriculturas do Brasil em produção e exportação. “Nossa atividade vem trabalhando muito em diversas áreas contribuindo com as condições de competitividade do nosso setor”, reforça.

Um dos destaques da abertura, o governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, realçou a importância do setor avícola para a região e para o Estado. “O RS é o terceiro maior produtor avícola do país. Exportamos a carne de ave para praticamente todo o mundo. A importância disso na geração de emprego e renda”, destaca.

O governador também elogiou o cooperativismo, dizendo que a noite evidenciou a importância do sistema e do empreendedorismo. “Vocês que fazem o cooperativismo fazem por todos nós e pela sociedade gaúcha”, declara.

Durante a cerimônia, o governador, bem como o presidente da Cooperativa Languiru, receberam uma homenagem.

FRANGO COMO VEDETE”
O público pôde desfrutar de um buffet rico em frango e com vasta diversidade de acompanhamentos. No cardápio, coração na chapa com farofa, filé de frango à dorê, frango desossado, rolê de frango, polenta frita, baguetes, empadas, croquetes de frango, ovinho de codorna, pepino, tomate cereja, chocolates, cucas, picolés e sorvetes, chopp, espumantes, vinhos finos, água mineral, chocolate quente e frio, refrigerantes e sucos, entre outros.

Entre as novidades da Languiru, figuraram no cardápio os Soltinhos de Frango e de Suínos, a Linha Aperitivo, com cortes de frango e de suíno temperados, Linguiça de Pernil Suíno, cortes de carne bovina embalados a vácuo e pizzas de fermentação natural Sabores da Casa Languiru.

ALTERAÇÕES
Com a proposta de atender bem a todos, algumas estruturas passaram por modificações. Nesta edição, os estandes ganharam remodelações e há mais espaços de deslocamento no pavilhão gastronômico. Um diferencial deste ano também é o espaço instagramável, dedicado ao registro de fotografia e vídeo. Ainda, há espaços adicionais externos.

Conforme Alexandre Marcelo Schneider, gerente Executivo de RH e Desenvolvimento da Cooperativa Languiru, é uma proposta de livre circulação. “O público sempre estará circulado por alimentos”, explica.

PROGRAMAÇÃO
Hoje (20/8), a abertura do pavilhão gastronômico será às 20h; 21h animação com a Banda Sétimo Sentido; e meia-noite fechamento do pavilhão gastronômico, com permanência até a 1h da manhã.

Amanhã (21/8), a abertura do pavilhão gastronômico será às 11h; 12h30min animação com a Banda Rosas; e 15h fechamento do pavilhão gastronômico, com permanência e encerramento do evento às 16h.

A organização da 4ª Teutofrangofest anunciou, no dia 15 deste mês, que os ingressos para todos os dias da festa estavam esgotados. Ou seja, a noite de hoje (20/8) e o dia de amanhã (21/8) deverão ter lotação máxima no pavilhão gastronômico da Associação dos Funcionários da Cooperativa Languiru.

TEUTOFRANGOFEST 2022
A 4ª Teutofrangofest é uma realização da CIC Teutônia, com apoio da Prefeitura de Teutônia, patrocínio ouro das cooperativas Languiru e Sicredi Ouro Branco, patrocínio prata de Cooperativa Certel e Florestal, e patrocínio bronze de Comatra, Italiany, Katzen Bier, Unimed VTRP e Teutobier. A última edição foi realizada em 2019 e reuniu mais de 3 mil pessoas.

- publicidade -