Teutofrangofest alcança reconhecimento estadual como programação gastronômica

1059
Com ingressos esgotados antecipadamente, pavilhão gastronômico da Teutofrangofest, na Associação dos Funcionários da Languiru, esteve lotado nos três turnos do evento / Crédito: Leandro Augusto Hamester / Divulgação

Muita alegria e diversão, comida e bebida farta e de qualidade, momentos de reencontro de famílias e amigos. Essa foi a 4ª Teutofrangofest, evento que reuniu, de 19 a 21 de agosto, mais de 3,8 mil pessoas na Associação dos Funcionários da Languiru. Considerado o principal evento gastronômico de Teutônia, valoriza a cadeia produtiva da avicultura. Foram mais de 35 opções de comidas e bebidas, além de atrações musicais.

Com ingressos esgotados, caravanas de outras regiões do Estado também prestigiaram a programação e se divertiram ao som da banda Os Atuais e da dupla Anderson Luiz e Duda na sexta-feira; Banda Sétimo Sentido no sábado; e Banda Rosas no domingo.

A comissão organizadora considera que o evento foi coroado de sucesso. O presidente da Cooperativa Languiru e idealizador do evento, Dirceu Bayer, se disse feliz com a repercussão. “A presença do governador Ranolfo Vieira Júnior atesta o reconhecimento estadual ao evento e a importância da avicultura para a economia do Rio Grande do Sul. Se o Vale do Taquari busca o selo de ‘Vale dos Alimentos’, com certeza a Teutofrangofest dá sua importante contribuição para isso, além de divulgar a força do cooperativismo, do agronegócio e outras riquezas regionais”, pontua.

Reconhecimento estadual
O governador Ranolfo Vieira Júnior participou da solenidade de abertura e referendou a força do agronegócio ao fazer uso da palavra. “A diversidade de produtos oriundos do trabalho no campo gera empregos e renda. O agronegócio representa cerca de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e o Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de aves do Brasil”, indica.

Ele também parabenizou a organização do evento. “Vivemos momento de saída da pandemia, então um evento dessa natureza tem também o significado de recomeço, de retomada e até mesmo de resiliência”, disse, acompanhado da Primeira-Dama do Estado, Sônia Vieira.

Evento consolidado
Os discursos na abertura do evento qualificaram a proporção que a Teutofrangofest passa a ter. O presidente da CIC Teutônia, Airton Roque Kist, valorizou sua consolidação. “É uma programação que toma proporções com status de grande evento, elevando a cadeia produtiva da avicultura”, disse, agradecendo o apoio dos patrocinadores desde a primeira edição.

O prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, igualmente destacou o trabalho conjunto na organização de eventos dessa grandeza, o valor do cooperativismo e do associativismo. “Esse espírito de união é uma das marcas da nossa comunidade. A Teutofrangofest vai além das fronteiras do nosso município, uma oportunidade para mostrar nossas potencialidades e a acolhida das nossas pessoas, turismo de eventos que movimenta toda a economia”, destaca.

Importância para a cadeira produtiva
O presidente do Conselho Diretivo da Associação Gaúcha de Avicultura e Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas do Estado do Rio Grande do Sul (ASGAV/SIPARGS), Nestor Freiberger, discorre sobre empreendedorismo, o produtor rural, as cooperativas e as indústrias, ao enumerar a importância da cadeia produtiva. “O Vale do Taquari é o segundo maior polo avícola do Estado, gerando mais de 35 mil empregos diretos, mais de 600 mil atividades indiretas. Nossa produção anual é de 1,7 milhão de toneladas de carne de frango, das quais 710 mil toneladas atendem 160 países com a exportação”, aponta.

O presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), Anderson Trautman Cardoso, também valorizou a união de esforço. “A Teutofrangofest celebra o empreendedorismo do nosso Estado, além do cooperativismo, uma das marcas do Rio Grande do Sul e que movimenta um dos maiores polos produtores de alimentos do país. Parabéns Teutônia pela iniciativa desse povo aguerrido”, avalia.

Avaliação
A reunião da comissão organizadora deve ocorrer nos próximos dias para tratar dos pontos positivos e oportunidades de melhoria para a próxima edição, programada para 2023, com a possibilidade de nova denominação e ações que permitam a participação de maior quantidade de público. “Almejamos a inclusão do evento no calendário oficial do Estado e, por isso, a Teutofrangofest passaria a se chamar de Frangofest, com o selo de evento oficial da cadeia produtiva da avicultura no Rio Grande do Sul. Ele nasceu para valorizar o trabalho dos produtores no campo e, hoje, já ganha uma proporção ainda maior”, conclui Bayer.

A 4ª Teutofrangofest foi uma realização da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) Teutônia, em parceria com a Cooperativa Languiru e apoio da Prefeitura de Teutônia, patrocínio ouro de Languiru e Sicredi Ouro Branco, patrocínio prata de Certel e Florestal, e patrocínio bronze de Comatra, Italiany, Katzen Bier, Unimed VTRP, Teutobier, Creativa, Fruki, Santa Clara, Sorvebom, Teutonet, Aurora e Zaccaron.

- publicidade -