“Estrelas do Conhecimento” traz misto de sentimentos em Estrela

691
Lançamentos dos foguetes foi uma das atividades mais prestigiadas / Crédito: FS Imagens / Smed / Governo de Estrela / Divulgação

As programações do evento “Estrelas do Conhecimento – Feira da inovação, ciência e tecnologia”, promovido pela Secretaria de Educação de Estrela iniciaram nesta quinta-feira (25/8) e já trouxeram muitas exclamações, opiniões e indagações das mais diversificadas e inesperadas em poucos minutos de visitação.

São mais de 3,2 mil metros quadrados de área coberta onde estão instalados os estandes e palcos montados para instigar crianças e adultos. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas circulem pelo local nos dias de programação, que durará até sábado (27/8). A entrada é franca e conta com segurança e estacionamento. A ação tem patrocínio do BRDE, Sicredi, Folhito, Abase, Nexsul, FTD, Paper e Launer Química.

A abertura será apenas às 18h, mas as visitações iniciaram às 8h. Um mascote de dinossauro, que transitava pelos espaços já dava às crianças uma ideia do que viveriam enquanto estivessem visitando a feira. A primeira edição da feira oferece aos visitantes uma série de experiências apor meio de uma vasta programação de trabalhos, palestras, shows e atrações interativas.

A ação apresenta os 60 trabalhos escolhidos entre os mais de 360 inscritos e apresentados por aproximadamente 2,2 mil alunos das nove escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, durante a etapa escolar do evento. Agora, os selecionados estão expostos e sendo mais uma vez apresentados no pavilhão de visitação da feira, onde há também a interação com público em geral.

Uma nova avaliação está sendo realizada ao longo deste primeiro dia. Os finalistas participarão da “Feira de Ciências da Universidade do Vale do Taquari (Univates)”; e da “Mostratec – feira de ciência e tecnologia” realizada anualmente pela Fundação Liberato na cidade de Novo Hamburgo. Ambas estão agendadas para outubro. A premiação no sábado às 14h, pelas famílias dos próprios estudantes.

“Energia e brilho nos olhos”
Daniel Fonseca Lavouras, atual diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, veio a Estrela representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Lavouras, que irá realizar palestra às 19h, se disse impressionado com o que viu de imediato. “Mais do que os temas e os trabalhos em si, o que a gente percebe é a energia, o brilho no olhos das crianças, a empolgação misturada com um pouco de timidez. Os desdobramentos que eventos modelos assim podem causar nestas crianças ao retornarem para suas casas e sua rotina normal é difícil de mensurar, mas com certeza serão muito produtivos”, destacou.

O prefeito Elmar Schneider também se fez presente, conversou com crianças, assistiu a apresentações, visitou estandes e concedeu entrevistas a grupos de comunicação que estão presentes ao vivo direto do local. “Isso não tem preço. Olhem a alegria desta criançada. São coisas que vão levar para a vida. Muito do que estão conhecendo, vivendo, aprendendo aqui será a base delas para que se tornem cidadãos de respeito e nos ajudem na construção de uma sociedade cada vez mais justa e melhor. O investimento em ciência, tecnologia e pesquisa faz parte da rotina e do projeto pedagógico para o desenvolvimento dos alunos do município de Estrela”, aponta.

Outras atrações
Além dos trabalhos, diversos estandes e outras atrações proporcionam a interação com os visitantes. Os populares “Museu da PUC” e “Planetário da Univates” tiveram visitação constante. Crianças realizaram as mais diversas experiências possíveis, onde diversos ensinamentos são passados na prática. Outra atração foi o ‘Ciência dos Foguetes’ – proporcionada pela IFSul. O clube de astronomia do IFSul, também conhecido por AstroIF, e coordenado pelo professor de física Ismael de Lima, realiza lançamento de foguetes. A cada lançamento, tendo o Rio Taquari como cenário de fundos, centenas de incrédulas testemunhas.

O Memorial de Estrela – com a mostra “Objetos e o Tempo” atiça a curiosidade das pessoas de mais idade e ligadas à história. Água quente e erva-mate são oferecidas para o chimarrão. Basta levar a cuia, bomba e térmica. Há espaço e alternativas para alimentação.

Estandes de parceiros como o Sicredi; a Escola de Educação Profissional de Estrela; Cooperativas Escolares; do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã; Sesi e a Secretaria da Fazenda proporcionam a apresentação de cursos e atividades pedagógicas, além de serviços e produtos. Apresentações culturais, como com o grupo Sexteto Tempero Brasil, Quarteto Fascínio e Rodrigo Soltton (Piano de Cristal) estão programadas.

Palestras e agenda técnica
Uma série de palestras – gratuitas e abertas ao público em geral – estão programadas. Entre elas com Simone Stülp, secretária adjunta da pasta estadual da Inovação, Ciência e Tecnologia. Temas como “Games” (Edh Müller); “Mercado de Trabalho” (Ana Carolina Melos / Fabricio Pretto); “Motivação, tecnologia e educação” (Daniel Fonseca Lavouras / Moisés Spellmeier); Segurança da informação (Juliano Stobbe) entre outras temáticas serão abordadas. Uma série de encontros técnicos, como os da “Educação Financeira”, proporcionados pelo Sicredi; e a Reunião com Prefeitos e Secretários de Educação do Vale do Taquari estão na agenda. Anúncios e novidades são aguardados.

- publicidade -