Turismo do Vale terá espaço especial na Expovale + Construmóbil

361
Cláudia Brazil e Miguel Arenhart apresentaram o projeto / Crédito: Simone Rockenbach / Divulgação

A Expovale + Construmóbil surpreenderá os visitantes com um novo espaço. A Avenida do Turismo foi apresentada nesta segunda-feira (12/9) na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) para empreendedores e representantes de prefeituras da região.

A atração ficará entre os pavilhões 1 e 4, onde as pessoas verão os atrativos do Vale do Taquari por meio de recursos digitais e cinematográficos. O tour pelos variados cenários vai culminar com uma área destinada às agências de turismo e profissionais preparados para detalhar informações dos 11 roteiros turísticos retratados no local.

O encontro objetivou apresentar os detalhes do projeto e sensibilizar os presentes para participar das próximas etapas preparatórias. Coordenadora da Avenida do Turismo, Claudia Brazil, destcou a importância do pensamento coletivo no turismo. “Por isso a importância de termos roteiros e vários tipos de atrações para que as pessoas se programem e permaneçam dois, três dias na região”, pontuou.

Claudia enalteceu as parcerias e o esforço conjunto no planejamento do projeto.A iniciativa é da Acil das Secretarias do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (SEDETAG) de Lajeado, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Lajeado, Amturvales, SETUR RS, SEBRAE, SENAR, SENAC, IFSUL-Lajeado, Emater, Promove Lajeado e Librelotto Tour.

O presidente da Expovale, Miguel Arenhart demonstrou otimismo com a novidade. “Será algo realmente inovador e diferenciado, e que vai encantar o público neste momento especial do turismo na região”.

Para o dia 22 de setembro está agendada uma capacitação no Parque Histórico de Lajeado. A oportunidade está aberta a todos os interessados, a exemplo de servidores de órgãos públicos que atuam na área, bem como trabalhadores e donos de estabelecimentos turísticos, abordando receptividade, hospitalidade, além de comunicação e etiqueta de comportamento das equipes.

Outra dinâmica do projeto que também foi explanada é a preparação de pessoas que possam falar com amplo conhecimento dos roteiros durante a realização da Avenida do Turismo. Desta forma, o objetivo é que os alunos dos cursos Guia de Turismo, do Senac, e Projeto Vale + Turismo, do IFSUL, visitem os roteiros e vivenciem as experiências oferecidas, sendo os porta-vozes da divulgação no espaço e dando o suporte para as lideranças dos roteiros.

“Sabemos que é difícil conciliar a presença constante na feira com as atividades dos roteiros nas propriedades. Essa ação viabiliza e facilita para todos”, observou Luís Librelotto, da Librelotto Tour.

A programação voltada ao turismo vai contar ainda com qualificação para o setor. Oficinas, painel, workshop e experiência de gastronomia são atividades já programadas, e que em breve estarão com as inscrições abertas. A Expovale + Construmóbil 2022 acontece de 10 a 15 e de 17 a 20 de novembro no Parque do Imigrante, em Lajeado.

É uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado com patrocínio ouro de Lojas Benoit, BrasRede, Cooperativa Certel, Bebidas Fruki, Grupo Imec, Mondial Caminhões e Sicredi Integração RS/MG. Os patrocinadores prata são Florestal Alimentos e Girando Sol.

Roteiros da Avenida do Turismo:
Caminho dos Imigrantes (Imigrante)
Delícias da Colônia (Colinas, Estrela, Teutônia, Imigrante, Paverama, Poço das Antas e Westfália)
Caminho das Cascatas (Progresso, Sério, Boqueirão do Leão e Forquetinha)
Janelas do Interior (Marques de Souza)
Caminho dos Moinhos (Anta Gorda, Ilópolis, Arvorezinha e Putinga)
Camini Della Felicitá (Encantado, Muçum e Nova Bréscia)
Vale dos Túneis e Viadutos (Encantado, Muçum e Vespasiano Corrêa)
Entre Vales e Arroios (Arroio do Meio)
Aromas e Sabores Cidade das Flores (Santa Clara do Sul)
Travessias – Roteiro de Cascatas e Casarões (Travesseiro)
Freguesia das Figueiras (Taquari)

- publicidade -