Professores de Lajeado recebem treinamentos de primeiros socorros

395
A capacitação visa informar sobre ações de primeiros socorros / Crédito: Laura Mallmann / Divulgação

A Secretaria de Educação (SED) e o Corpo de Bombeiros de Lajeado promoveram um treinamento para representantes das escolas municipais de Lajeado nesta quinta-feira (15/9). A capacitação visa informar sobre ações de primeiros socorros que podem ser realizadas por profissionais da educação junto a estudantes em situações de emergência para que recebam o suporte imediato e adequado até a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros ou do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O treinamento teve como base a Lei Lucas (Lei 13.722/18) e também orientações para combate a princípios de incêndio. Participaram representantes de Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs), de Ensino Fundamental (EMEFs) e Projetos Vida, além de representantes da rede privada que atendem alunos da rede infantil do município.

Durante a capacitação, bombeiros utilizaram bonecos específicos e fizeram demonstrações para simular atendimentos. Também orientaram sobre a forma correta de agir para agilizar o encaminhamento do socorro.

A manobra de Heimlich (para atender uma pessoa engasgada), de reanimação e condutas de primeiros socorros em caso de convulsão foram algumas das orientações repassadas pela equipe do Corpo de Bombeiros.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Thalys Rian Stobbe, ressalta que é de interesse da corporação que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento de manobras que possam salvar vidas. “É essencial que as manobras de desobstrução de vias aéreas sejam de conhecimento geral da população. Além deste conhecimento, também estamos instruindo sobre noções de combate a incêndio com uso de extintor para situações que podem ocorrer em ambiente escolar”, ressalta.

A secretária de Educação, Adriana Isabel Zanatta Vettorello, destaca que o treinamento é um complemento às demais capacitações realizadas com a rede de ensino. “A nossa equipe de nutrição já trabalhou com as escolas para orientar sobre formas de preparação de alimentos para evitar situações de engasgos. Esta capacitação é mais uma forma de garantir segurança aos estudantes em situações de emergência”, pontua.

Lei Lucas
A Lei Lucas (Lei 13.722/18), sancionada em 2018, torna obrigatória a aplicação de cursos que preparem os professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de ensino infantil e básico no atendimento de primeiros socorros aos estudantes.

A lei recebeu este nome em homenagem a Lucas Begalli, de 10 anos, que faleceu por asfixia mecânica durante um passeio escolar. A criança se engasgou com o lanche servido durante o passeio.

Projeto “Bombeiro na Escola”
Para o próximo ano, a Secretaria de Educação implantará o projeto Bombeiro na Escola com as EMEIs, com turmas de 4 e 5 anos, para formação e noções básicas de segurança e prevenção de acidentes domésticos, de incêndio, procedimentos de pronto socorro e evacuação. Posteriormente, o projeto será expandido para EMEFs.

- publicidade -