Univates oferece aulas do projeto Vem pra Cá para professores e escolas da região

333
Crédito: Divulgação

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) proporciona o projeto de extensão Vem pra Cá, que oportuniza o aprendizado gratuito de Língua Portuguesa como língua adicional para imigrantes. As aulas são ministradas por bolsistas e voluntários. Na quinta-feira (15/9) representantes da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE) de Estrela e professores de escolas com alunos estrangeiros matriculados no ensino regular, participaram da atividade.

A coordenadora do projeto, professora Maristela Juchum, explica que a visita foi importante porque reconhece o projeto como uma referência no ensino da língua adicional e como um agente de transformação social. “Recebemos esses profissionais para que eles conhecessem melhor o nosso projeto e também pudessem ter insights para aproveitarem em suas rotinas nas escolas. Foi uma troca muito interessante”, pontua.

Maristela afirma a troca de ideias é constante e cada aluno compartilha com a turma um pouco da sua cultura, ao mesmo tempo em que compreende os costumes brasileiros. No último encontro a aula abordou a cultura gaúcha e as tradições da Semana Farroupilha. “As aulas são muito dinâmicas e relacionadas ao cotidiano e às experiências de vida dos alunos. Aprender fica muito mais fácil quando abordamos algo concreto. Então usamos imagens, músicas e até mesmo a culinária para que eles façam associações”, acrescenta.

Atualmente a ação conta com a participação de imigrantes haitianos, senegaleses e uma taiwanesa, com idades que variam entre 18 e 40 anos. A professora ressalta que os alunos têm níveis de proficiência diferentes, mas o fato de todos estarem inseridos em uma comunidade falante de português facilita o aprendizado.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site ou o e-mail.

- publicidade -