Ações educacionais e de preservação marcam o Dia da Árvore em Estrela

Governo de Estrela promoveu uma série de ações de conscientização e mobilização, inclusive com o plantio de mudas de árvore em pontos estratégicos. Atos que contaram com a participação de crianças e autoridades

85
Ipês Roxos foram plantados no Parque da Lagoa / Crédito da foto: Rodrigo Angeli / Divulgação

Para marcar as comemorações do “Dia da Árvore”, o departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) de Estrela promoveu uma série de ações educacionais e de preservação em pontos estratégicos do município. As atividades envolveram autoridades, crianças e lideranças comunitárias. 

- publicidade -

Comemorado na região Sul no dia 21 de setembro, data escolhida por anteceder o início da primavera, o “Dia da Árvore” em Estrela é sempre marcado por ações pedagógicas e práticas, envolvendo principalmente crianças. Este ano, o Departamento de Meio Ambiente realizou uma série delas, mas três ganharam maior destaque.

Horto

Nas primeiras horas da manhã, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diel realizaram visita ao Horto Florestal Municipal, localizado na Linha Santa Rita.

Com a supervisão da equipe do Meio Ambiente, receberam explicações sobre o funcionamento do local que em 7,8 hectares produz mudas de árvores utilizadas na arborização urbana, no processo de compensação ambiental, reposição florestal obrigatória e para distribuição à comunidade em geral, além de abrigar exemplares arbóreos nativos existentes na região.

Depois, os jovens alunos participaram da Atividade de Educação Ambiental, quando realizaram um reconhecimento dos diversos processos ali realizados com as espécies e da área que possui um viveiro com mil metros quadrados, com sombrite e irrigação automatizada, e propicia às condições necessárias para o desenvolvimento das mudas.

“21” árvores

Ainda pela manhã, outra atividade foi realizada no Distrito da Delfina, mais precisamente na horta municipal localizada junto à Emef Pedro Jorge Schmidt. No local são produzidos todos os hortifrutis utilizados pela Cozinha Central na produção do almoço e da merenda escolar.

As crianças da escola se juntaram às autoridades, entre elas o vice-prefeito João Carlos Schäfer e secretários municipais para plantar “21” mudas de árvores frutíferas – doadas pelo Viveiro João Pedro Schmidt. O número foi especialmente escolhido para marcar a data. O ato teve celebração do padre Lucas, que leu trechos da Bíblia que ressaltavam a importância das árvores, sementes e mudas.

A aluna Maria Eduarda Batista Teixeira (8) era uma das mais empolgadas. “Amei. Estou muito feliz. Plantei minha primeira árvore. Vou cuidar dela e das outras”, disse a menina. Sua amiga, Alice Fleck (7), era outra sorridente pelo ato realizado. “Vou vir todo dia aqui ver como está a árvore que plantei, se ela está crescendo”, garantiu.

Ipês Roxo

À tarde, em atividade realizada na área que dá acesso ao Parque da Lagoa, a equipe do Meio Ambiente plantou 12 Ipês Roxos, árvore símbolo do município. O ato foi acompanhado de autoridades, entre elas o prefeito Elmar Schneider, o vice-prefeito e a coordenadora do departamento, Tanara Schmidt.

O prefeito ressaltou a importância da preservação das áreas verdes. “Nosso Parque Princesa do Vale está cada vez mais bonito e frequentado porque Estrela está investindo em sua preservação e melhorias. Não é diferente com essa área aqui adjacente, agora já conhecida como Parque da Lagoa, e não mais por aquele triste apelido que tinha até meses atrás. Isso porque as pessoas já aproveitam a transformação que este local passou neste curto espaço de tempo, e na qual seguimos investindo”, disse.

Tanara Schmidt ressaltou as ações. “E elas não se resumem somente ao dia 21. Sim, hoje trata-se de uma data especial, que deve ser marcada, mas a nossa população pode ter a certeza, e tem percebido isso, que em Estrela a preocupação com o nosso meio ambiente, nossas áreas verdes, animais, com o nosso meio ambiente que deixa a nossa Estrela tão mais bonita e saudável é uma missão de muitos todos os dias”, frisou.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui