Autismo é pauta em encontro em Westfália

401
O momento contou com participação de representantes de Westfália e Poço das Antas / Crédito: Divulgação

Os servidores da Saúde de Westfália participaram de um encontro com a equipe técnica do programa TEAcolhe, de Bom Retiro do Sul, na terça-feira (4/10) no Sindicato da Alimentação do município. Também estiveram presentes representantes de Poço das Antas.

A reunião aconteceu com objetivo de estudar um atendimento às pessoas autistas num processo de construção compartilhada, criando uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.

Os municípios que fazem parte do matriciamento da região são Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Taquari, Teutônia e Westfália. A horizontalização do atendimento multiprofissional integrado e a sensibilização quanto à inclusão da pessoa com TEA em sua família irá garantir e promover o atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo, possibilitando assim o seu desenvolvimento pessoal e a sua inclusão social.

O programa TEAcolhe é uma política de atendimento integrado a pessoas com TEA, o qual foi lançado em abril deste ano. O objetivo é oferecer apoio institucional e vínculo interpessoal às famílias de pessoas com TEA, a partir de espaços de atendimento integrados. Assim, uma pessoa com espectro autista terá a possibilidade de um atendimento qualificado.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou Autismo, é caracterizado por um transtorno ligado ao sistema neurológico que resulta em dificuldades de comunicação, linguagem, interação social ou, ainda, repetição de movimentos. Ele se desenvolve de formas e níveis diferentes em cada pessoa.

- publicidade -