Lajeado bate meta nacional de cobertura vacinal contra a poliomielite

289
Crédito: Divulgação

Desde o dia 8 de agosto – início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite -, até esta quinta-feira (20/10) Lajeado aplicou 4.063 doses do imunizante entre as 4.217 crianças que estavam aptas a receber. Com este número, o município atingiu uma cobertura vacinal de 96,35%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%.

A campanha contra a poliomielite no Rio Grande do Sul segue até sábado (22/10) e a imunização deve ser feita em crianças de 1 a 4 anos, podendo ser realizada de segunda a sexta-feira nas unidades do Campestre, Conventos, Montanha, Olarias, Conservas, Jardim do Cedro, Novo Tempo, São Cristóvão, Moinhos e Centro. O endereço das unidades e os horários de funcionamento podem ser verificados no portal da Prefeitura do município.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, ressalta que foram realizadas diversas ações com atendimento especial para atingir a meta. “Para chegar aos 96% de cobertura vacinal realizamos diversas ações com atendimento especial aos sábados, horário especial em dias de semana, brinquedos infláveis, parcerias com escolas de educação infantil, tudo para possibilitar que mais pessoas tivessem acesso à imunização. Agradecemos também o empenho e a parceria do Rotary Club e da imprensa na divulgação e reforço desta campanha”, ressalta.

Durante a campanha, a Secretaria de Saúde também ressaltou que a vacina contra a Poliomielite é uma dose extra: ainda que a criança já tenha o esquema completo na caderneta de vacinação, é necessário realizar o reforço durante a campanha contra a doença.

O secretário de Saúde, Cláudio André Klein, reforça que o índice positivo atingido pelo município é reflexo do empenho das equipes de Saúde e da população. “Conseguimos atingir a meta e esse resultado é muito importante para mantermos a doença erradicada no município, estado e país. É uma campanha que precisamos reforçar todos os anos e contar com o apoio da população para que imunizem nossas crianças”, comemora.

- publicidade -