9ª Caminhada pela Vida de Estrela já aceita inscrições

308
Caminhada pela Vida em 2021 reuniu mais de 200 pessoas / Crédito: Arquivo / Governo de Estrela

Com a chegada dos dias mais quentes, atividades como sair para caminhar e manter a forma ou simplesmente lazer e um hobby ganham muitos adeptos. Por conta disso muitos dos eventos solidários ocorrem nos dois últimos meses do ano. Um dos mais tradicionais no Vale do Taquari já tem data e local para ocorrer, como também já aceita inscrições.

A 9ª Caminhada pela Vida está agendada para dia 27 de novembro, a partir das 19h30 (concentração e aquecimento às 19h), na Linha São José, interior do município de Estrela.

A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) de Estrela, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer e terá pelo quinto ano seguido o Instituto do Câncer Infantil (ICI), que comemora 31 anos de atuação no Rio Grande do Sul, como beneficiado com os recursos levantados pela ação.

As inscrições estão abertas e são gratuitas, elas podem ser feitas por um formulário, no QR Code do material publicitário, ou pessoalmente na sede da Liga Feminina de Estrela (Rua Coronel Müssnich, 235, das 13h30 as 17h30, de segunda a sexta-feira).

Em 2017 agregou-se à causa o ICI, criado em 1991, que então realizava corridas com o mesmo propósito em Porto Alegre – “Corrida pela Vida”. Em algumas edições estrelenses, a ação foi marcada por metas, como as “12 horas de caminhada”; e em 2019 contou com trajetos mais rurais e verdes em áreas próximas ao Sesi. Em 2020 não foi realizada em razão da pandemia e em 2021 voltou a ocorrer pela cidade, reunindo mais de 200 pessoas.

Camisetas
Com participação franca, umas das formas da Caminhada pela Vida levantar recursos e atender ao foco beneficente da ação é a compra das tradicionais camisetas alusivas ao evento. As mesmas, em duas cores (verde e lilás) custam R$ 30 e há opções de tamanho. Para a caminhada não é necessário comprá-la. 

Quem o fizer concorrerá a um brinde especial. O coordenador de esportes da Setcel, Júlio Saldanha Pereira, explica. “Não podemos esquecer que o maior objetivo é, além de obter importantes recursos para este órgão, marcar a data, a causa, realizar uma conscientização em torno do tema. Trata-se de um evento popular onde envolve pessoas de todas as classes, muitas vezes várias pessoas de uma mesma família, e exigir camisetas de todas seria inviável”, explica.

Em 2021, foram 163 camisetas comercializadas ao valor de R$ 30, mas mais de 200 participantes na caminhada.

Noturna e interior
Em 2017, na sua 5ª edição, quando começou a ser favorável ao ICI, a Caminhada passou a ocorrer à noite, apesar de nas caminhadas de “metas” anteriores ela já ter tido etapas que englobaram o período noturno. Outra novidade que agora os tradicionais participantes do evento terão é que a mesma, desta vez, ocorrerá totalmente em comunidade do interior do município, em trajeto de quatro quilômetros.

“A caminhada noturna foi no sentido de atender a uma demanda que era fugir do forte sol e calor que muitas vezes fazia quando era realizada ao dia, quando ainda era um desafio no Dia Nacional de Combate ao Câncer”, explica Saldanha.

Em 2019 já teve parte do trajeto realizado por áreas verdes e não muito central, junto ao Sesi, mas ainda em área urbana. Agora, será totalmente no interior. A proposta é possibilitar às pessoas desfrutarem um pouco do que outros eventos muitos populares de Estrela proporcionam, como é o caso das ‘Caminhadas Ecológicas’, além de oferecer um maior conhecimento do interior aos moradores locais como também aos visitantes que participam da Caminhada pela Vida. Mais informações pelo 3981-1046.

- publicidade -