Sistema “S” reúne líderes e gestores com Administração Municipal de Estrela

283
Reunião contou com representantes das entidades corporativas que formam o Sistema S no Vale, Cacis e Governo Municipal / Crédito: Rodrigo Angeli / Governo de Estrela / Divulgação

Nesta segunda-feira (7/11) estiveram reunidos em Estrela, líderes e gestores das entidades corporativas que formam o núcleo regional do Sistema “S”. O encontro dessa vez ocorreu na sede do Governo de Estrela e contou com a presença do vice-prefeito, João Carlos Schäfer, da secretária municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), Carine Schwingel, e representantes de outras pastas municipais. Também participaram representantes da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela.

Na reunião, os representantes de cada uma das entidades que possuem propósitos e focos semelhantes, sendo vários deles em comum, apresentaram suas plataformas, ações, programas sociais e cursos profissionais dentro de suas áreas de atuação mais específicas, e explanaram as formas de corroboração para com as pautas do governo e a forma de ampliar a presença e a atuação dos representantes dos “Ss” no município.

Ampliação x Aproximação
A secretária Carine Schwingel destacou a importante atuação das entidades e a essencial aproximação das mesmas para com a Administração Municipal no engajamento de uma maior formação e capacitação dos profissionais locais como também atendimento às demandas das empresas, indústrias e o comércio.

“O trabalho deste núcleo é incrível e vem muito a colaborar para com os objetivos da nossa administração, que além de obter sucesso na criação e atração de empresas, e consequentemente vagas de emprego, da mesma forma vem investindo muito na formação técnica e de gestão pessoal, até como forma de evitar a rotatividade. Visando isso, terá um grande calendário de cursos nos próximos meses, e buscará solidificar a participação e eficiência de programas, entre eles o da nossa plataforma digital Conecta Empresa”, comentou.

Da mesma forma, o vice-prefeito, João Schäfer, ressaltou a chegada e a criação de novas empresas no município ao longo dos dois últimos anos e a consequente geração de novas vagas. “E é um caminho que só tende a se tornar mais amplo e sólido em Estrela, mas para tanto é necessário atender as demandas e interesses de ambos os lados, tanto do empregador quanto do contratado”, enalteceu.

Conecta Empresa
O coordenador de trabalho da Sedis, Daniel da Silva, fez uma apresentação prática do software Conecta Empresa, lançado há dois meses, com intuito de estreitar e otimizar a comunicação entre as partes, tornando mais efetiva a busca por profissionais e pelas vagas de acordo com as necessidades e objetivos de ambos os lados.

O programa chamou a atenção dos espectadores, em especial pela forma direta e prática de atender aos objetivos. Atualmente, o Conecta Empresa, que também pode ser acessado pelo portal do município Estrela, no “Há vagas”, possui mais de 230 currículos digitais lançados, 64 empresas cadastradas, 67 vagas à disposição e mais de 2.6 mil visualizações.

Sistema S
Criado em 2021 e com reuniões mensais desde maio daquele ano. Estes, além de terem seu nome iniciado com a letra “S”, têm raízes comuns e características organizacionais similares, já que são voltados para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica.

Fazem parte do Sistema S o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); o Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac); Serviço Social de Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), que possuem sede e atuação mais direta no Vale do Taquari, e que no Vale do Taquari formam o núcleo, mas que em outros locais conta ainda com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), entre outros.

- publicidade -