Alunos das Emefs de Imigrante participam na 11ª Feira de Ciências da Univates

275
Crédito: Divulgação

Os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Arco-Íris e Santo Antônio, de Imigrante, participaram da 4ª Feira Estadual de Ciências da Universidade do Vale do Taquari (Univates). A programação ocorreu nos dias 27 e 28 de outubro.

A Emef Arco-Íris esteve representada pelo 2º ano, que levou o projeto intitulado “Libras, Sinais para a Vida” e a Santo Antônio participou com dois trabalhos.

A turma do 3º ano, com o título do trabalho “A Evolução da Tecnologia na Agricultura e sua Presença nas Propriedades Agrícolas do Município de Imigrante/RS” e o trabalho, intitulado “Fungos Decompositores de Alimentos: Variedade e Processo”, apresentados por alunas do 7º ano.

O projeto envolvendo libras, surgiu em função de que a turma do 2º ano tem a colega Vitória Kessler, que se comunica por meio da linguagem de sinais.

Na oportunidade, os alunos apresentaram diversas ações, que foram implementadas durante o ano, no sentido de promover a inclusão de Vitória.

É um projeto que envolve atividades pedagógicas, mas envolve também outras turmas da escola. “As turmas conhecem o alfabeto em libras, compreendem como a aluna aprende uma música. São realizadas diversas atividades onde Vitória está presente. E para promover a comunicação entre ela e os demais, todos têm a oportunidade de aprender outras formas, aguçar outros sentidos”, relata a diretora Franciele Bücker.

Conforme a diretora da Emef Santo Antônio, Jóice Brandt, as pesquisas sobre a agricultura e sobre fungos foram muito importantes para o desenvolvimento dos alunos. Um evento como a Feira de Ciências da Univates, porém, abre os horizontes desses jovens, para além da sala de aula e das pesquisas.

“Só de ter a vivência de ir até uma universidade, de falar para pessoas desconhecidas, explicar o que pesquisaram, além de estimular a própria pesquisa, estamos estimulando o desenvolvimento de novos líderes”, considerou.

- publicidade -