Estrela abre Processo Seletivo Simplificado na Educação

400
Vagas atendem à demanda para diversos cargos e setores nas escolas municipais / Crédito: Rodrigo Angeli / Governo de Estrela / Arquivo / Governo de Estrela / Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação de Estrela abriu, nesta quinta-feira (10/11), o prazo de inscrições para novo Processo Seletivo Simplificado. O mesmo será para atender a demanda da pasta para as funções de professor para Educação Infantil, Anos Iniciais, umas das 10 disciplinas escolares, Monitor da Educação e Auxiliar de Turno Inverso.

O intuito da ação é realizar o cadastro de reserva de profissionais para o ano letivo de 2023. As inscrições são francas e podem ser feitas para mais de uma função. O prazo se estenderá até quinta-feira (24/11).

A secretária municipal de Educação, Elisângela Mendes, comenta a necessidade do processo seletivo. “Ele visa suprir as lacunas do nosso quadro de recursos humanos, que incluem a abertura de novas turmas, as licenças, entre elas saúde e prêmio, gestantes, substituição de profissionais que estão em equipes diretivas, e uma série de outras situações, e os contratos emergenciais tem esta finalidade. São para um prazo de seis meses, prorrogáveis por mais seis meses, mas geralmente fazemos para cobrir todo o calendário escolar”, diz.

Outro ponto destacado é o dos monitores. “Hoje não há uma banca de concurso de monitores para o quadro, então não há quem nomear, e desta forma necessita-se dos contratos emergenciais para suprir estes espaços”, pontua.

De acordo com a secretária, não há número especificado para a quantidade de vagas. “Isso tudo vai depender de uma análise deste fim de ano, de quantas vagas serão abertas, e de todas estas situações mencionadas quanto as lacunas. Isso muda de um ano para o outro. Em dezembro se faz uma avaliação atual do quadro e em janeiro partimos para os chamamentos, com início dos selecionados programados para fevereiro”, detalha.

Os selecionados são chamados com base em uma classificação de critérios, entre eles formação, experiência e certificados de orientação de projeto de pesquisa. O edital com o resultado final será publicado até o dia 14 de dezembro.

Para Elisângela Mendes, fazer parte do quadro de servidoras da educação é algo muito positivo. “Essa demanda se dá não porque profissionais deixam ou não querem trabalhar conosco, pelo contrário, e sim porque estas lacunas, muitas delas em decorrência de problemas de saúde ou mesmo do crescimento de nosso quadro a partir do momento que também crescemos no atendimento”, frisa.

“Vale destacar que estes profissionais irão receber de acordo com o nível 1 do piso nacional do magistério, além do direito ao vale-alimentação, a razão de R$ 25,00, para cada dia efetivamente trabalhado”, comenta.

Inscrições
As inscrições deverão ser efetivadas presencialmente ou no formulário disponível, devendo o candidato anexar um único arquivo no formato PDF contendo todos os documentos solicitados. Já o endereço para inscrição presencial é o da própria Secretaria Municipal de Educação, situada junto ao prédio da Prefeitura de Estrela, na Rua Júlio de Castilhos, nº 380, Centro, no seguinte horário: das 9h as 11h e das 14h as 16h.

Mais informações gerais, como as especificidades das funções, critérios de classificação, pontuação, cargas horárias e outros, como também salários (apesar de os que contam no edital não serem ainda os baseados no piso nacional por conta da data de publicação do mesmo) podem ser conferidos no Edital de Processo Simplificado nº 269 no site da Prefeitura. Mais informações pelo telefone (51) 3981-1053.

- publicidade -