Municípios do G7 tratam demandas do HOB com secretária de saúde do Estado

241
Crédito: Vitor Alhlert / Divulgação

Nesta quinta-feira (17/11), prefeitos e secretários de Saúde dos municípios G7 do Vale do Taquari se reuniram com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergamann, em Porto Alegre. O encontro agendado pelo deputado estadual Dirceu Franciscon (UB) visou a busca pela contratualização de serviços oferecidos pelo Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia.

A instituição também reivindicou recursos do Programa Avançar na Saúde para execução do projeto de revitalização da emergência e nova portaria de acesso principal do HOB. Arita confirmou que o investimento no hospital será priorizado nos próximos investimentos do Estado, em 2023.

Já quanto ao atendimento às especialidades oferecidas pela casa de saúde, a secretária ponderou que depende do remanejo de recursos dos hospitais que não estão cumprindo as metas. Ou seja, não há recursos para novos contratos, apenas haverá troca de referência de serviços que não estão atendendo à demanda corretamente.

A reunião contou com a presença dos prefeitos de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, acompanhado da vice Aline Rohrig Kohl, de Colinas, Sandro Hermann, de Poço das Antas, Vânia Brackmann, de Paverama, Fabiano Merence Brandão, de Fazenda Vilanova, Amarildo Luís da Silva, e de Westfália, Joacir Antônio Docena. Arita estava acompanha dos chefes da Regulação Estadual, Dr. Eduardo Elsade, e do Departamento de Assistência Hospitalar, Lisiane Fagundes, além de equipe técnica da SES.

Os secretários de Saúde desses municípios também estiveram presentes, assim como o presidente da Associação Beneficente Ouro Branco – ABOB, Marco Aurélio Weber, o Conselheiro Júlio Abel Danzer, o diretor executivo do HOB, Paulinho Brand, o Gestor da Emergência, Dr. Gabriel Klecius, a Gerente Assistencial Taila Anschau e demais colaboradores da instituição e representantes municipais.

- publicidade -