Estrela inicia na sexta-feira vacinação de crianças de 6 meses a menores de 3 anos

287
Crianças de seis meses a menores de três anos começarão a ser vacinadas, na UBS do Bairro Boa União, nas sextas-feiras / Crédito: Secretaria da Saúde / Governo de Estrela / Divulgação

A vacinação contra a covid-19, que jamais deixou de ser realizada apesar de ter sumido um pouco do noticiário e cotidiano das pessoas a partir do momento que a imunização atingiu quase toda parcela da população e os casos da doença diminuíram, entrará em nova fase.

Agora, será permitida também a primeira dose para crianças de 06 meses a menores de três anos. Em Estrela, essa nova etapa terá início na sexta-feira (25/11), dia fixo da semana para este novo grupo, realizada sempre das 8h às 15h. E como as demais doses e idades, ficará centralizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Boa União.

O agendamento pode ser realizado pelo número 3190-1250 ou por WhatsApp 99127-9045. Os responsáveis não devem esquecer de levar a caderneta de vacinação e documentação.

A vacinação passou a ocorrer em todo o País assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação do uso do imunizante da Pfizer, em formulação pediátrica, para bebês e crianças de até três anos em setembro. A autorização de uso do imunizante é apoiada no estudo multicêntrico, realizado em cinco países, e desenvolvido especificamente para o grupo etário pediátrico. Ao longo do período de acompanhamento, teve sua eficácia vacinal preliminar apontada em 80,3%, além de um perfil de segurança bastante favorável. O esquema vacinal será de três doses, com a segunda aplicada após um intervalo de quatro semanas (28 dias) da primeira; e a terceira, depois de oito semanas (56 dias).

Demais faixas etárias
A vacinação para as crianças de 3 e 4 anos, cuja vacina estava em falta no Estado, deverá ser retomada também na sexta-feira (25) com a chegada de um novo lote. Assim como para todas as crianças até 11 anos, a imunização ocorrerá apenas às sextas-feiras. As demais faixas etárias, a partir  dos 12 anos, podem buscar o serviço nos demais dias da semana.

A coordenadora do setor de vacinação, Ana Carolina Padua Lopes, explica a complexidade do momento. “É que para cada faixa etária há uma vacina diferente e também distinção do número de doses a serem aplicadas. Por exemplo, a imunização das crianças menores de três anos, agora, será feita a partir de um imunizante que tem características diferentes das crianças que têm mais idade, como destas para os adolescentes e destes para a dos adultos, diferenciando também no número de doses a serem aplicadas”, explica.

“Então, para termos todos os cuidados possíveis, poder explicar para cada familiar como terá que ser feito a sequência das doses, enfim, vamos concentrar a vacinação covid das crianças às sextas-feiras, e a dos adultos, cuja procura já é menor pois quase todos estão imunizados, deixamos livre, todos os dias da semana, sem fechar ao meio-dia, mas sempre na UBS do Boa União, local em que as pessoas também podem aproveitar para fazer as demais vacinas de rotina”, detalha.    

Doses de reforço
Para o caso da aplicação da D2 e das unidades de reforço (R1 e R2) são exigidas ao postulante a carteira de vacinação entregue por ocasião da D1 e documento de identificação com CPF, bem como Cartão Nacional do SUS

Atualmente, são seguidas as seguintes regras fixas: primeira dose (D1) – todos a partir dos 06 meses; segunda dose (D2) – de acordo com aprazamento feito na ocasião de aplicação da D1, além dos que estão em atraso. A primeira dose de reforço (D3/R1) – quem já realizou a D2 há quatro meses e tem 12 anos ou mais. Já a segunda dose de reforço (D4/R2), é para quem possui 18 anos ou mais e fez a dose de reforço (D3/R1) há quatro meses.

Quem fez esquema inicial com a vacina Janssen (mesmo os menores de 40 anos) também precisa efetivar o reforço. O público considerado imunocomprometido (acima de 12 anos) possui um esquema vacinal diferenciado, totalizando cinco doses de vacinas contra a COVID-19. 

Números
Estrela possui até o momento (não fechado o boletim ainda de terça-feira) 28.566 cidadãos acima dos 3 anos com a primeira dose (D1), o que equivale a 94% de um total estimado de 30.4 mil cidadãos a serem imunizados. Mesmo considerando que nem a todas as faixas etárias são exigidas todas as doses, Estrela mantém o controle.

Com a segunda dose (acima de 12 anos) é de 28.055, e não contabiliza as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. A primeira dose de reforço (R1/D3) já foi aplicada a 13.931 estrelenses e a quarta dose, segunda de reforço (D4/R2) a 4.327. Mais informações pelo Whats 9127-9045 e pelo telefone 3981-1118.

Números de Estrela
Total D1 (06 meses ou mais) = 26.566
Total D2 (06 meses ou mais) = 28.055
Total D3 (R1) primeira dose de reforço (12 anos ou mais) = 13.931
D4 (R2) Segunda dose de reforço (18 anos ou mais) = 4.327

- publicidade -