Casos de Covid-19 voltam a crescer em Lajeado

503
Até o momento os casos são considerados leves. Créditos: Divulgação

Após zerar o número de casos ativos de Covid-19 no dia 9 de novembro Lajeado voltou a registrar um aumento no número de contágios da doença. Nesta quinta-feira (1º/12), o município registrava 126 casos ativos. Mesmo com o aumento, nenhum paciente de Lajeado está internado no hospital neste momento. O crescimento significativo da circulação do vírus é registrado em todo o país.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, o município está monitorando a repercussão, e até o momento os casos são considerados leves, não resultando em sobrecarga dos serviços de saúde, aumento de internações e/ou óbitos.

“Estes picos são esperados de tempos em tempos, principalmente por se tratar de uma doença viral. E as alterações das variantes podem contribuir para o aumento das contaminações. A população precisa se atentar ao diagnóstico precoce, fazer o isolamento adequado dos casos sintomáticos e seguir a vacinação conforme recomendações para reduzir a circulação viral”, explica.

Segundo Juliana, o período ideal para testagem é do 1º ao 7º dia após o início dos sintomas de síndrome gripal. A testagem está disponível em todas as Unidades de Saúde de Lajeado, e sua realização ocorre mediante avaliação de um médico sobre o quadro clínico do paciente.

Pessoas que tiveram contato com um positivado e que não apresentam sintomas podem continuar suas atividades normalmente, mas devem fazer uso contínuo de máscara por 10 dias a contar do início dos sintomas do caso confirmado.

Neste sábado (3/12), a Unidade de Saúde do Centro terá atendimento especial, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. A ação visa facilitar o acesso da população à imunização de vacinas de rotina e campanhas vigentes.

A partir da próxima segunda-feira (5/12), a vacinação contra a covid-19, exceto para crianças de seis meses a dois anos com comorbidades, estará disponível também na Unidade de Saúde do São Cristóvão, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h.

- publicidade -