Crianças são protagonistas em apresentações na Noite da Educação de Estrela

Nesta edição, evento ocorrerá em dois momentos

369
Momentos de ensaios são sempre muito aguardados e levados a sério pelos alunos / Crédito: Governo de Estrela / Divulgação

Inicia na noite desta terça-feira (13/12) a Noite da Educação, programação conjunta ao Natal em Estrela que tem como objetivo tornar protagonistas das apresentações os alunos das turmas de jardins que frequentam as escolas da rede municipal de educação de Estrela.

Sucesso em 2021, o evento pretende mais uma vez reunir centenas de pessoas no Parque Princesa do Vale. Ao todo serão 12 apresentações, que acontecerão entre as noites de terça-feira (13/12) e quarta-feira (14/12). O evento inicia a partir das 19h30, no Parque Princesa do Vale.

O Natal em Estrela é uma promoção da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e na Noite da Educação em especial conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A presença de crianças no palco será um motivo a mais para famílias inteiras irem ao parque, principalmente porque os pais desejam conferir de perto o que muitas crianças já comentam em casa, ao se referirem aos ensaios nas escolas.

A EMEI Criança Feliz é uma das escolas cuja turma está ensaiando há mais de mês. Uma das monitoras, Carla Ritter, trabalha com a turma Jardim B e conta que os ensaios sempre foram muito aguardados pelos alunos. “No nosso caso, a apresentação se resumirá a uma música com gestos. Pode parecer pouco para um adulto, mas para eles é uma grande conquista, e algo muito divertido”, revela.

Os pequenos adoram ensaiar os gestos, cantar, estão sempre sorrindo. Mesmo em outras atividades e momentos nos pedem quando serão os ensaios, ansiosas”, comenta ela. “Os pais comentam que em casa seus filhos chegam falando dos ensaios, felizes, e que muitas vezes querem que os pais repitam com eles o que fazem na escola”, diz.

Para a monitora, trata-se de um momento em que se trabalha a interação e valores. “Estamos ali, cantando, engajados na valorização de bons ensinamentos, com gestos e palavras, ações que difundem o bem”, justifica.

Especial momento
De acordo com Carla Ritter, a aluna Myrella Becker Nogueira (6), é um exemplo pois sempre é uma das mais animadas com estes momentos, e se mostra mais ansiosa pela Noite da Educação. A menina teve paralisia cerebral, o que afetou muito sua coordenação motora. Como não consegue ficar em pé sem auxílio, utiliza uma cadeira de rodas.

Carla Ritter

Mas isso não é obstáculo para a menina estar entre os outros colegas, cantando e realizando os gestos com as mãos, em coreografia pelos sorrisos. Carla reafirma. “Ela é sempre uma das mais motivadas. E que espera sempre muito por estes ensaios. Sua força de vontade, animação por estar participando nos incentiva”, confessa emocionada.

Ensaios em casa
Rosiane Maria Becker é a mãe de Myrella e confirma o relato. “Se tem ensaio na escola, toda a noite tem ensaio aqui em casa também. Eu e os dois manos dela temos que participar”, garante a moradora do Bairro Moinhos.

“A Myrella é uma menina muito esforçada, até pelas dificuldades extras que possui. Mas inteligente e muito alegre. Mas é incrível os benefícios que estes momentos proporcionam a ela”, ressalta a mãe da menina.

Ela conta que momentos proporcionam alegria para a menina e os irmãos e é um reflexo da interação social dela na sala de aula. “Por isso lutei tanto pela inclusão dela na escola comum e comemoro os resultados. E estas atividades especiais, como os ensaios para a Noite da Educação, têm ainda mais valor e alegria, fora do comum, para ela e nossa família”, ressalta.

Não será cobrada entrada no Parque Princesa do Vale. Haverá cadeiras, mas a organização destaca que quem desejar pode levar a sua. O Natal em Estrela conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A programação conta com patrocínio de Sicredi – cota diamante, Medical San e S.O.S. Bebidas, cota ouro, Rhodos, Redemac Morelli e Posto Pinguim – cota prata, cota bronze Transporte Werle, Supermercado DoSul, Prost Bier, Supermercado STR Lajeado e Casa Americana e patrocínio especial de JKR Soluções, Centro Comercial STR Estrela, Gardel Imóveis, Imobiliária Novolar, Dreams Viagens e Turismo, Vidraçaria Sttefens e Brasil Burger.

O evento é uma realização do Núcleo Cultural de Estrela e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

Dia e ordem das apresentações
Terça-feira – 13/12
Emei Arco-Íris – “Somos”
Emei Criança Feliz – “Espalhe amor”
Emei Espaço de Sonhos – “É Natal”
Emei Girassol – “Daqui só se leva o amor”
Emei Raio de Sol – “Peça felicidade”
Emei São João – “Felicidade”

Quarta-feira – 14/12
Emei Cantinho do Lar – “Cuida de mim”
Emei Casa da Criança – “Vem brincar na Rua”
Emei Estrelinha – “Amor de sobra”
Emei Paulo Freire – “Um mundo bem melhor”
Emei Pingo de Gente – “Coloridos”
Emei Ruth Markus – “É Natal”

- publicidade -