Lajeado inaugura a Pracinha da Orla no Parque Ney Santos Arruda

583
Crédito: Divulgação

A Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) de Lajeado criou um novo espaço de lazer para a comunidade. A Pracinha da Orla no Parque Ney Santos Arruda foi inaugurada nesta sexta-feira (23/12) e está localizada próximo ao Rio Taquari. O objetivo do novo investimento é criar um espaço para brincar e despertar a imaginação das crianças, bem como estimular a capacidade cognitiva e a inclusão.

O prefeito, Marcelo Caumo, conta que a obra destaca a importância do Rio Taquari no município. “É com muita alegria que entregamos esse playground inovador para a comunidade. A pracinha é equipada para estimular os sentidos e desenvolver ainda mais as nossas crianças. Escolhemos esta data para entregar este presente de Natal da cidade para a cidade”, pontua.

Além de oferecer diversão e lazer para as famílias, a ideia do projeto é relacionar a pracinha com o Rio Taquari e mostrar às crianças os pontos turísticos de Lajeado de forma lúdica e interativa. A pracinha tem locais inclusivos, com espaços para crianças cadeirantes, e brinquedos feitos com madeira de reflorestamento.

Cada brinquedo possui orientações com faixa etária adequada para utilização, além da indicação de número máximo de usuários e da carga máxima do equipamento (confira a relação de brinquedos abaixo).

A arquiteta da Seplan, Camila Volken, explica que os brinquedos são feitos de madeira tratada e de reflorestamento; as cordas têm alma de aço, com conectores de alumínio e aço inoxidável. “São materiais com maior durabilidade, sustentabilidade e segurança. Para estimular os sentidos e permitir diversas brincadeiras, o espaço conta com diversos tipos de pisos: grama, brita, concreto, madeira e piso emborrachado, com borracha 100 por cento reciclada”, esclarece.

O projeto e a execução do espaço foram feitos pela empresa Ebaplay, que venceu a licitação realizada pela Prefeitura de Lajeado. A mesma empresa construiu o playground do Cais Embarcadero, em Porto Alegre.

Nesta sexta-feira, alunos das Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs) Risque e Rabisque e Gente Miúda participaram da inauguração da pracinha. O aluno Bento Vinícius (6) aprovou os brinquedos instalados no Parque Ney Santos Arruda. Bento conta que adorou o brinquedo tornado e a tirolesa. 

Artur Ismael Fritzzi (7) da EMEI Risque e Rabisque, foi o primeiro a descer no escorregador do brinquedo farol. Artur relata que gostou de todos os brinquedos, especialmente do tornado, que desafia as crianças no sentido de equilíbrio e coordenação. 

Os brinquedos da Pracinha da Orla:
– Animais de mola (Molenga)
– Balanço bebê
– Balanço ninho
– Barco
– Barco baby
– Circuito de Areia 
– Farol
– Gira-gira
– Painel de jogo
– Rodopio
– Tirolesa
– Tornado

- publicidade -