Com recenseamento de 94% da população, IBGE regional lança campanha para atingir meta

371
Término da coleta ocorre ao final de janeiro de 2023. Créditos: IBGE/divulgação

O Censo Demográfico 2022 já atinge 94% da estimativa da população dos 24 municípios sob jurisdição da Agência do IBGE de Lajeado. Na maioria destes, não há mais recenseadores nas ruas, mas os trabalhos de supervisão continuam. Somente no município de Lajeado, onde resta cerca de 5% da população conforme estimativa de 2021, a coleta segue em ritmo intenso, com 30 colaboradores ainda a campo.

Tendo em vista o término da coleta previsto para o fim de janeiro de 2023, o IBGE regional lançou a campanha “Você não foi recenseado?”. Conforme o coordenador regional do Censo, Paulo Ricardo Hamester, o objetivo é divulgar a coleta para que as pessoas não consultadas procurem o IBGE. Contudo, alerta sobre a importância de, antes de procurar o instituto, conversar com os demais moradores do domicílio, uma vez que é comum que um consultado responda por todos os residentes.

Saiba mais

O Censo Demográfico 2022 é realizado nas modalidades ampliada, com 77 perguntas, e simplificada, com 26. A definição do tipo de questionário ocorre por meio de sorteio aleatório feito pelo sistema.

Além de boné e colete do IBGE, todos os recenseadores possuem crachá de identificação com um QR Code disponível para a população acessar e confirmar o nome e a foto do colaborador e se este é, de fato, servidor do instituto. A identidade do recenseador também pode ser conferida no site do IBGE através do número da matrícula que consta no crachá.

A agência de Lajeado está localizada na rua Santos Filho, nº 401, sala 204, no centro, com horário de funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações também podem ser consultadas através do telefone e WhatsApp (51) 3714-2363.

- publicidade -