HOB realiza primeira cirurgia a laser para a retirada de cálculos renais

531
HOB é referência na especialidade de urologia para Teutônia e outros municípios da região. Créditos: Jéssica Bayer/HOB

O Hospital Ouro Branco (HOB) realizou, no dia 23 de dezembro, a primeira cirurgia a laser de litotripsia para a retirada de cálculos renais. A cirurgia durou cerca de 1h30, e o paciente teve alta hospitalar no dia seguinte, contou o urologista do hospital, Dr. Arthur Dall’Agnol.

A litotripsia é o procedimento mais morderno, rápido, seguro e efetivo para o tratamento de cálculos renais e ureterais. Com o aparelho StoneLight™️, é realizado sem cortes e todo o procedimento é feito por via endoscópica com o uso de materiais apropriados. “O aparelho entra pela uretra e vai até o rim. Ali, o cálculo do paciente, que tinha 1,2 cm de diâmetro, foi totalmente fragmentado e retirado com o auxílio do laser”, explicou o urologista.

Conforme o médico, entre os principais benefícios do equipamento está a rápida recuperação. “Com este procedimento há uma menor taxa de ausência no trabalho devido a dores renais por conta de cálculos”, explica Dall’Agnol.

O HOB é referência na especialidade de urologia para Teutônia e outros municípios da região. Com a aquisição de novos equipamentos, a casa de saúde tem estrutura de ponta e profissionais qualificados para a realização de procedimentos simples, os quais podem ser realizados em ambulatório, e complexos, que necessitam de internação e/ou cirurgia.

A equipe de urologia do HOB realiza consultas particulares e por convênios na Central de Consultas, através do (51) 99525-8481 (WhatsApp).

- publicidade -