Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável de Westfália recebe drone

311
O dispositivo auxiliará no controle de ervas daninhas e outras pragas / Crédito: AI Westfália / Divulgação

A Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável de Westfália recebeu nesta terça-feira (17/1) um drone para ser utilizado na pulverização agrícola. O aparelho foi conquistado graças a parceria entre o grupo e a Administração do município. O dispositivo auxiliará no controle de ervas daninhas e outras pragas.

O ato de entrega ocorreu junto ao Parque de Eventos. Na oportunidade foi realizado o voo demonstrativo. O evento contou com a participação de representantes da Cooperativa Languiru, Agência do Sicredi de Westfália e Legislativo Municipal.

A assinatura do termo de colaboração ocorreu no dia 23 de dezembro do ano passado, com objetivo de executar o projeto “Inovando na Agricultura”, para o qual a Administração Municipal destinou R$ 143 mil. Em contrapartida, a Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável contribuirá para a execução do objeto desta parceria, que consiste em:

– pulverização de produtos para controle de ervas daninhas e pragas em 100 propriedade pelo período de dois anos;
– aplicação de herbicidas em cerca de 1.000 hectares e 500 horas de prestação de serviços.

A prestação do serviço se dará por meio kit completo de drone para pulverização agrícola da marca DJI, adquirido na Cooperativa Languiru por meio do recurso destinado para tal finalidade. A entrega do equipamento e o voo experimental foram acompanhados pelo prefeito, Joacir Antônio Docena, o presidente da Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável, Vitor Cristiano Ahlert, representantes do poder público municipal e da entidade.

Segundo o prefeito de Westfália, Joacir Docena, a parceria é uma das formas de valorizar o setor primário no município, que representa uma fatia considerável do orçamento.

“Dentre os diversos incentivos, agora oferecemos mais uma alternativa aos nossos produtores, para que possam fazer um melhor controle das ervas daninhas e pragas que afetam as produções. Ficamos muitos felizes em estabelecer esta parceria com a Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável de Westfália”, pontua.

Conforme o plano de trabalho apresentado pela entidade, as propriedades de terreno íngreme, na qual o trator não consegue trafegar, solo está encharcado da chuva ou com plantas com altura acima da ideal para pulverização com equipamento acoplado à trator, também terão seus cultivos mantidos com a necessária pulverização.

Além disso, áreas íngremes, antes pulverizadas manualmente, poderão ser pulverizadas em segurança, evitando o contato direto do produtor com os agrotóxicos.

Atualmente, a Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável de Westfália presta diversos serviços. Dentre eles estão a distribuição de dejetos líquidos e secos, aplicação de defensivos químicos e orgânicos, plantio de pastagens e de forrageiras, a silagem, fenação e pré-secado, entre outros.

- publicidade -