Sítio Rosa do Vale realizou evento “Pisa na uva com samba” em Poço das Antas

1974
Pisa da uva foi uma das atrações do evento / Crédito: Wagner de Xango

Turistas de Porto Alegre, São Paulo, Salvador/BA, Santa Catarina e do próprio Vale do Taquari estiveram em Poço das Antas no sábado (14/1). Eles participaram de um evento de afroturismo no Sítio Rosa do Vale, novo empreendimento turístico que está sendo construído no município. A propriedade está localizada em Boa Vista, interior do município, e está recebendo grupos de turistas, para diferentes propostas de recepção.

Este evento começou com uma conversa sobre representatividade afro, com interação entre todos os participantes. Após, os convidados foram conduzidos de trator com uma carreta morro acima, até chegar e contornar o parreiral da família. A produção de uvas é uma das atividades na propriedade.

Por estarmos na época da vindima, os turistas receberam uma cesta e uma tesoura de poda e puderem colher as próprias uvas, proporcionado esta experiência com orientação e acompanhamento da dona Maria. Ela é mãe de Irani, casado com Miriam, integrantes da família Krindges, que idealiza e realiza o projeto.

Após a colheita, foram oferecidos para degustação o vinho e o espumante processado na propriedade. Além disso, pães e cuca com linguiça fizeram parte do cardápio. Pratos típicos como bolinho de batata, biscoito de polvilho e milho verde também foram oferecidos.

O ponto alto deste evento teste foi a pisa da uva com samba, proposta que efetivamente mesclou as tradições, proporcionando que os presentes, ao som do batuque, vivessem esta experiência. Miriam destaca o que motivou o formato do evento é o desejo de resgatar a história dos povos pretos com o vinho. Após a pisa, teve roda de samba e prosseguiu a degustação.

Este grupo veio focado para usufruir do enoturismo, mas o local oferece vários outros atrativos, em meio à natureza e com paisagens que impressionaram os visitantes, que tiraram muitas fotos.

União de culturas
Miriam viu uma oportunidade de mesclar na propriedade traços das diversas culturas existentes na região, ofertando aos visitantes diferentes atrativos. As culturas alemã, italiana e afro estão representadas no empreendimento. Junto com o vinho e a espumante, o turista também teve a opção de escolher e provar o chopp, valorizando a cultura local da terra do kerb.

A estrutura do local está sendo preparada para diferentes propostas. O espaço em volta do parreiral teve estrutura para acomodar os turistas. Com pallets e almofadas, cobertura e iluminação, água, banheiro, entre outros.

Diferentes espécies são cultivadas na propriedade, o que permitirá no futuro ampliar o rol de produtos da futura agroindústria. Já estão sendo produzidos de forma artesanal as compotas de figo, por exemplo, assim como geleias e inclusive licor.

O prédio da agroindústria está em construção e permitirá ampliar a produção para ofertar aos turistas na visita. Já está nos planos ofertar frutas cristalizadas e desidratadas, assim como polpas de figo. Também, a residência da propriedade passará por reformas e estão previstos espaços para servir o café, assim como receber hóspedes na pousada.

A prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann, participou da programação e destacou a importância do evento para valorizar a cultura afro e suas raízes. Poço das Antas tem colonização predominante alemã e italiana, mas recentemente passou a receber grande imigração de haitianos.

“Com a forte exploração já das culturas europeias na região, vejo a importância do olhar atento a esta pauta, disseminando informação, conhecimento e conscientização”, falou.

Vânia mencionou a adesão ao Acelera Turismo, uma parceria dos municípios do G7, que trabalha para desenvolver o turismo e apoiar empreendedores e que o Sítio Rosa do Vale é um dos que participa deste projeto. Parabenizou pela iniciativa, que projeta o nome do município para o estado e país, e desejou sucesso nas várias frentes de trabalho.

Em sua fala, Miriam agradeceu ao apoio do poder público e destacou que interessados em conhecer o espaço podem acompanhar pelas redes sociais, porque novos eventos serão programados.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Que trabalho extraordinário Miriam!
    Parabéns à equipe de frente deste novo empreendimento que está nascendo em Poço da Antas!
    Sucesso para vcs!
    Assim que puder quero visitá-los!
    Grande abraço!

Comments are closed.