Aneel libera para Certel outorga de autorização da Hidrelétrica Vale do Leite

454
Projeto de construção da nova usina hidrelétrica avança e em breve obras devem iniciar // Crédito: Divulgação Certel

A Certel recebeu, na tarde desta terça-feira (24/1), a Outorga de Autorização e a Declaração de Utilidade Pública (Dup) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), referentes ao projeto de construção da Hidrelétrica Vale do Leite, no Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo, que também integra o Projeto Certel 70 Anos.

Com 6,4 megawatts (MW) de potência instalada, esta será a quinta hidrelétrica da Certel, com capacidade de gerar energia limpa e renovável para 20 mil pessoas. “Estamos muito felizes com as liberações da Aneel, que surgem num momento muito especial, nas vésperas do 67º aniversário da Certel”, disse o presidente Erineo José Hennemann.

A Cooperativa aguarda ainda a Licença de Instalação (LI), por parte da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), para dar início às obras. “É algo que vem de encontro ao planejamento da Cooperativa para assegurar uma energia elétrica cada vez mais contínua, potente e acessível ao mercado”, comemora o presidente Hennemann.

O anúncio da Hidrelétrica Vale do Leite foi efetuado no dia 19 de fevereiro de 2020, em evento realizado na cidade de Pouso Novo. O financiamento da Hidrelétrica se dá por meio de intercooperação com quatro cooperativas Sicredi – Ouro Branco RS/MG, de Teutônia; Integração RS/MG, de Lajeado; Região dos Vales, de Encantado; e Botucaraí, de Soledade. O projeto de Intercooperação foi premiado pela OCB em novembro de 2020.

- publicidade -