Brigada Militar de Teutônia conta com etilômetro de alta tecnologia

Equipamentos permitem uma fiscalização ainda mais rigorosa de motoristas embriagados

1574
Novo etilômetro tem alta tecnologia e permite constatar embriaguez por aproximação da boca do condutor; não é necessário soprar // Crédito: Divulgação

Novos equipamentos, mais modernos e ágeis na identificação de motoristas embriagados, já estão presentes em Teutônia. Os etilômetros – popularmente chamados de bafômetros – são importados e têm fabricação da empresa Alcolizer, da Austrália. A empresa desenvolve pesquisas no setor de segurança há mais de duas décadas. A principal novidade está na identificação da alcoolemia.

Com o sistema, bastará o odor do motorista para que seja identificada ou não a sua embriaguez: apenas com a proximidade da boca com o aparelho alguns segundos já é detectada ou não a presença de álcool no organismo. “Não será necessário soprar”, explica o capitão Fábio Cezar Bilhar.

As barreiras policiais que ocorrem diariamente em Teutônia, em variados locais e horários – principalmente à noite, passarão a contar sempre com o etilômetro para pronto emprego. “Vamos atuar com ainda mais rigor nessas fiscalizações de trânsito. O importante é os motoristas se conscientizarem de que bebida e direção não combinam”, salienta Bilhar.

A Brigada Militar de Teutônia esclarece:

1. Dirigir sob efeito de álcool ou de substância psicoativa é uma infração prevista no art. 165 do CTB, com multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

2. Se a concentração igual ou superior a 0,6 grama de álcool por litro de sangue, além da multa e suspensão do direito de dirigir, o ato configura também crime de trânsito, previsto no art. 306 do CTB, com apreensão do veículo e prisão de até 3 anos.

3. Ainda que houver recusa no teste do etilômetro, os indícios de mudanças na capacidade psicomotora do motorista, constatados pelos policiais militares, também podem servir para a constatação do crime.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui