Parque Ecológico das Figueiras será construído em Estrela

359
Crédito: Divulgação

Nesta semana o governo do Estado aprovou a construção do Parque Ecológico das Figueiras em Estrela, localizado em Linha Santa Rita. A reunião foi o primeiro, agora a equipe trabalhará na elaboração detalhada do projeto. A intenção do Governo de Estrela é transformar o espaço em um local de preservação da mata nativo no interior do município.

A proposta foi apresentada pelo prefeito Elmar Schneider, acompanhado da secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel, e da diretora de Meio Ambiente, Tanara Schmidt, em reunião com a secretária estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, em Porto Alegre.

O espaço existe desde 2006 e hoje contém o horto municipal, lagos naturais e uma grande porção de mata nativa. Uma casa centenária, bem no centro do espaço, também pretende ser reformada e utilizada.

Tanara explica que o parque conter trilhas de interpretação ambiental que circundam todo o espaço e em alguns locais elas serão suspensas, criando uma maior integração do visitante com a natureza. Também serão construídos quiosques, pórtico de entrada, estacionamento e o cercamento de toda área fazem parte da proposta.

“Como a ideia principal é que o local se transforme em um parque educador, criaremos um centro de Educação Ambiental que servirá como base para receber escolas e turistas”, observa.

Para o prefeito Elmar Schneider, o Parque será mais um local de encontro entre a comunidade as belezas naturais da cidade, assim como na escadaria do Rio Taquari e no Parque da Lagoa. “Essa integração do homem com a natureza e nosso olhar para Educação tem sido nossa busca diária por investimentos”, declara.

Com o aval do Estado, a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel, diz que agora as equipes técnicas estarão empenhadas em criar os projetos arquitetônicos, orçamentos e todo detalhamento. “O objetivo é em um novo encontro com o Governo do Rio Grande do Sul apresentar o projeto mais profundamente, para assim iniciarmos as tratativas de implementação do parque”, ressalta.

- publicidade -